5 dicas para ter mais sucesso na estratégia de marketing digital
Toda a verdade sobre centralizar a comunicação do seu negócio nas redes sociais.
Toda a verdade sobre centralizar a comunicação do seu negócio nas redes sociais.
Nos últimos tempos têm sido muitos os casos de Whatsapp ou Instagram “Down”. Ainda há uns dias foi o Instagram que levou marcas à loucura, e milhares de utilizadores viram as suas contas bloqueadas, ou o número de seguidores a diminuir drasticamente por causa de um erro do sistema. Nestas alturas, onde fica o controlo do seu negócio se apenas comunica no Instagram? Ou no Linkedin? Consegue imaginar o impacto se uma destas plataformas desaparecer de um dia para o outro? Talvez esteja a ser demasiado radical, mas a verdade é que nada é impossível nos dias que correm, e mais vale prevenir e jogar pelo seguro...e ser eficiente.
Sou defensora de que, na construção de qualquer estratégia digital, se deva prioritizar o desenvolvimento de um hub - o site. Hoje em dia, quando faço uma pesquisa no Google e não encontro determinada empresa ou pessoa, fico logo desconfiada. E quando apenas aparece o perfil de Facebook ou Instagram, a credibilidade não é tão forte e fico limitada apenas à informação que estas plataformas deixam disponibilizar, e não à que muitas vezes gostaria ou preciso.
O site é (ou deveria ser) o seu 1º cartão de visita. Está diretamente relacionado com a reputação que quer dar à sua marca. É a “porta de entrada principal” da sua empresa e o convite para entrar, qualquer que seja a área de negócio. Deve, claro, estar interligado com os outros touch points do digital, numa estratégia multicanal eficaz, mas não se pode nunca colocar todos “os ovos no mesmo saco”, através de um só meio, que pouco ou nada depende de si, como é o caso das plataformas sociais.
Deixo-lhe 5 dicas sobre a importância de centralizar no site a sua estratégia de comunicação:
O site é o ativo mais forte de uma marca nesta era digital, e que só depende de si gerir, e do parceiro certo que escolher, claro. Nele consegue ter um histórico de conteúdos arrumado e consolidado, que não está sujeito a um post promovido que daí a uns tempos nunca mais ninguém vai ver, ou que ninguém encontra…é efémero…desaparece. No site pode também construir um arquivo de conteúdos que reflete a história do seu negócio, para que a sua pegada digital dure e perdure.