Para ser possível existir um bom web design, evite estes 5 erros “clássicos”:
- Conteúdo em excesso e pouco organizado: Excesso de conteúdo significa que o utilizador, à partida, irá demorar a encontrar o que realmente procura no seu site e irá ficar confuso. Um utilizador confuso é tudo o que não queremos. Definir o que quer transmitir e organizar esse conteúdo é bastante importante, para obter um site coeso e fácil de navegar.
- Falta de CTA’s: Os CTA’s- ou mais conhecidos por Call To Action - são bastante importantes num site e a ausência destes é um erro muito comum. Os CTA´s guiam o utilizador e fazem com que este concretize ações dentro do site. Um exemplo de um CTA é um botão de “subscreva a newsletter” - dá uma espécie de fio condutor ao utilizador que com aquele botão, poderá subscrever a newsletter daquela empresa.
- Imagens muito pesadas: Boas imagens com qualidade são essenciais para o impacto visual da sua presença digital mas podem contribuir para o site ficar mais “pesado” e lento. Para evitar isso é necessário tratar as imagens - diminuir o tamanho e reduzir a resolução. Adequar o formato da imagem ao espaço onde a mesma vai ser mostrada é também importante e vai otimizar este ponto.
- Excesso de animações: Gostamos de animações, mas moderação é a palavra chave quando falamos das mesmas. O excesso de animações pode contribuir para um pior desempenho do site e podem desfocar a atenção do utilizador do que é realmente importante, não conseguindo que siga o fluxo de conversão pretendido (contactar, submeter um registo, preencher um formulário, comprar…). As animações servem para dar apoio à narrativa e para criar impacto e devem existir sim mas adequadas ao projeto.
- Textos não legíveis: O contraste é bastante importante num site, especialmente quando estamos a trabalhar com textos. Se utilizamos uma cor de fundo que não oferece contraste suficiente com os textos do site, os utilizadores não vão conseguir ler os conteúdos. Se este problema ocorre, é necessário proteger o mesmo de alguma forma, para ser possível ler e não tornar a experiência do utilizador desconfortável.
Por último, e transversal a todos os outros pontos, lembre-se que é essencial ter um design centrado no utilizador. “Permanecer ou abandonar o site” é esta a decisão que o utilizador terá que tomar com base na sua experiência dentro do mesmo. Ao evitar estes 5 erros comuns, estará num bom caminho para ter um site de sucesso. Focar-se no conteúdo que pretende transmitir, ter em conta as necessidades do seu público alvo e ter um design intuitivo são aspetos que tem mesmo de ter em conta.