1 - Logótipo
O logotipo tem como objetivo principal, diferenciar a sua marca das outras, nomeadamente dos concorrentes, criando desta forma uma ligação com os seus clientes. Com o logo finalizado os webdesigners conseguem saber a paleta de cores, forma e comportamento para inspirar e refletir o “mood” e identidade da sua marca ao longo das páginas do seu website.
2 - Imagens
Nem todos os serviços conseguem ter imagens de produtos. Em muitos casos as imagens refletem o ambiente e identidade da empresa. As imagens podem ser de conceito para transmitirem a ideia da sua marca aos visitantes. Imagens fortes e diferentes da concorrência chamam a atenção dos visitantes que dificilmente se vão esquecer da experiência de visitar o seu site.
3 - Conteúdos escritos
Com o passar dos tempos reparamos que os utilizadores leem cada vez menos (principalmente nos smartphones). Resumir os conteúdos ao essencial torna a experiência de navegar no site mais simples e direta. Ao resumir os conteúdos conseguimos definir o que é realmente preciso destacar. Depois de escolher os destaques existem várias soluções de UI/ UX - user interface/ user experience - para guiar o utilizador a ler mais sobre o assunto em causa.
4 – Concorrência
Existem sempre outros negócios ou empresas parecidas com a sua. Quando avaliamos como é que os outros se comportam online torna-se mais fácil definir uma estratégia de comunicação. Onde é que nos podemos diferenciar da concorrência e o que devemos " fazer igual" porque se tornou prática corrente e facilita a forma como os utilizadores navegam no site.
5 – Dar espaço para alterações
Os designers ao contrário do que se pensa, não são mágicos! A criatividade vem sempre de ideias bem estudadas. Através do logotipo, das imagens, concorrência e dos conteúdos, conseguimos rapidamente ter mais ideias de como é que o website pode ficar perfeito. As alterações vão sempre acontecer porque o digital está sempre a evoluir – tome isto como a melhor coisa do seu website, existe sempre tempo e espaço para atacar outra estratégia. Lembre-se de renovar as imagens, colocar vídeos e melhorar a sua presença nas redes sociais.
Já atingiu estes 5 milestones? Saiba mais sobre como atrair utilizadores ao seu conteúdo através das redes sociais no artigo "a relação entre o seu website e as redes sociais".