1. Certificado SSL
A privacidade e segurança são das maiores preocupações dos consumidores quando navegam pela internet. Portanto, se quiser aumentar a confiança no seu website, obtenha um certificado de segurança SSL. É simples de obter e para além disso o HTTPS é um dos fatores de ranking de SEO do Google.
2. Otimizar pagespeed para telemóvel
A velocidade de carregamento no telemóvel passou a ser um fator de ranking de SEO do Google em 2018. Era algo expectável, sendo que maior parte das pessoas que navega na internet utiliza um dispositivo móvel. Sendo assim passou a ser indispensável ter um website rápido e otimizado.
3. Otimizar as imagens
Apesar deste ponto poder ser abordado na questão do pagespeed podemos adicionar mais alguns ponto relevantes para otimização de imagens. As imagens devem sempre ter um texto de alt (descrição) para facilitar indexação. Se conseguir descrever corretamente a imagem estará a dar mais um passo para subir no ranking.
4. Criar conteúdo relevantes
Um bom conteúdo não tem apenas de ser bem escrito e sem erros, mas precisa de responder às questões da sua audiência. Se isso acontecer, os visitantes ficarão mais tempo no seu website para assimilar a informação, o que ajudará a fortalecer o seu ranking. Veja aqui algumas dicas de como criar conteúdo digital relevante.
5. Estruturar o conteúdo
A estrutura do seu conteúdo também importa. Antes de mais tem de garantir que todas as páginas são legíveis para o utilizador. Ter títulos e textos curtos, mas que digam muito, tornam uma página menos intimidante e com mais legibilidade. Também deve ter em conta como o google vai ler a sua página e é importante utilizar as tags e hierarquia de informação, de acordo com as melhores práticas, para que sejam bem indexadas.
6. Use apenas links externos de confiança
Quando alguém coloca um link de referência para o seu site sobre um determinado tema vai ajudá-lo a ganhar autoridade nesse assunto e vice versa. Se utilizar um link externo para um website que vincule desinformação ou não seja de confiança isso pode causar danos ao seu ranking. Por isso é importante que os links externos sejam apenas os necessários e para websites de confiança.
7. Criar página de negócio no google
Qualquer pessoa pode criar uma página de negócio no google e isso tem benefícios claros. A sua localização passará a aparecer identificada no google maps que pode trazer clientes perto da sua localização. Mesmo não o fazendo aparecer diretamente nas primeiras páginas de pesquisa poderá ganhar relevância nas redondezas.
Estas são apenas algumas sugestões do que pode fazer para melhorar o ranking SEO do seu website. Não existem receitas milagrosas, mas cumprir as boas práticas e ir atualizando o seu conteúdo são passos importantes para ganhar mais autoridade, credibilidade e relevância.