A importância de bons Calls-to-Action no seu site
Quando um visitante entra no seu site, o que pretende que este veja primeiro? Na prática como quer converter a entrada de um visitante no seu site?
Quando um visitante entra no seu site, o que pretende que este veja primeiro? Na prática como quer converter a entrada de um visitante no seu site?
Comecemos pelo princípio, o que é um call-to-action, muitas vezes chamado CTA? É um convite à ação, uma chamada de atenção para que o visitante “veja mais” ou “contacte-nos” ou “comprar”..., é um encaminhar o visitante aquilo que nos é mais importante.
No fundo, o CTA promove a ação do visitante, seja ela qual for. E por isso, o mais importante é definir o objetivo dos CTAs e assim, conseguir colocá-los no sítio certo, com o texto certo e o design apropriado.
Há muitos exemplos de CTA: “saiba mais”; “siga-nos”; “compre agora”; “clique aqui”; “Subscreva a nossa newsletter”, … e o que lhes dá força é mesmo a sua pertinência e a capacidade de, de uma forma elegante, encaminhar a navegação do visitante.
Quando um visitante entra no seu site é uma oportunidade de ouro para o encantar, para o levar a ter interesse de conhecer o seu negócio, os seus serviços, o que tem para oferecer. Nesse sentido, é muito importante ir encaminhando a navegação de modo a mostrar os pontos fortes da sua empresa, o seu ADN, o que são, … e, no final, tentar angariar um contacto, para que aquele visitante anónimo passe a ser conhecido e contactável pela sua empresa.
Conforme o seu objetivo, os CTAs podem ser apresentados de várias formas, todas elas importantes. Por exe.:
A escolha de cada um destes tipos de CTA está muito relacionada com o objetivo do mesmo: angariar contacto, promover a compra de um produto, aliciar para uma promoção, aprofundar o conhecimento, … são muitas as razões e todas elas têm como foco principal manter o visitante interessado no seu site.
Por isso mesmo, o design, o seu posicionamento na página, a relação entre o CTA e os restantes elementos que estão na página é muito importante para o seu sucesso.
A reter: os Calls-to-Action servem essencialmente para indicar o próximo passo que sua empresa quer que um visitante realize. Aproveite!