A importância de existir conteúdo interativo no seu site

O conteúdo interativo desempenha um papel bastante importante no seu site e este possibilita a interação direta do utilizador com a informação que é apresentada no mesmo

Rita Russo
Abr 19 2022 • 4 min leitura
A importância de existir conteúdo interativo no seu site

Este tipo de conteúdo tornou-se num recurso de marketing relevante, pois é possível perceber o comportamento dos utilizadores dentro de um site e quais as suas preferências e hábitos enquanto navega pelo mesmo.

Para ser possível perceber a importância deste tópico, é necessário entender o que significa. Conteúdo interativo é diferente de conteúdo passivo pois envolve a audiência. Este tipo de conteúdo já era utilizado muito antes da internet ser criada - era utilizado em programas de televisão e na rádio, onde os telespectadores eram incentivados a participar em passatempos ou na escolha de músicas pelo telefone.

Com a evolução do mundo web, o conteúdo interativo deixou de ser exclusivo destes canais e ganhou um papel relevante nos websites. Possibilita a interação do utilizador, fazendo com que aumente o tempo de permanência nos sites, o engagement e a conversão, nomeadamente na angariação de base de dados de utilizadores, e posterior análise de dados para otimizar a criação de conteúdo futuro.

Se pretende investir no conteúdo interativo para melhorar o seu site e trazer mais utilizadores para o mesmo, é importante perceber que tipos de conteúdo interativo é que existem para poder entender qual é que se adequa mais a si e ao seu negócio:

1. Simuladores e Calculadoras: são cada vez mais utilizados e bastante interativos. Tem a possibilidade de escolher uma calculadora que se adeque mais ao seu tipo de negócio e que faça sentido para o seu público-alvo - calcular índice de massa corporal, converter dólares em euros, perceber quanto dinheiro pode economizar, entre outros exemplos.

2. Infográficos: Os infográficos servem para transmitir informações através de uma forma visual apelativa. Tornar este conteúdo interativo através de gráficos animados ou botões, faz com que o utilizador participe no conteúdo.

3. Mapas: Os mapas interativos são utilizados para informar ou entreter os utilizadores e são usados de diferentes formas. Um grande exemplo deste tipo de mapas e num contexto bem atual, é o mapa que esteve disponível no site da DGS que está relacionado com o Estado Epidemiológico COVID19 em Portugal, onde os utilizadores podiam clicar nas várias zonas do país e perceber os números de cada sítio.

4. Vídeos Interativos: Este tipo de conteúdo também é bastante utilizado, mas tem de ter sempre em conta o seu público-alvo para conseguir produzir materiais educativos e que, por exemplo, expliquem bem no que consiste o seu negócio. Convidar o utilizador a interagir com o conteúdo do vídeo é bastante apelativo e um site para exemplificar essa interação é um dos sites da Força Aérea Americana, que serve para explicar como se procedeu uma missão de resgate no meio de uma tempestade de neve - Into the Storm.

Investir em mais conteúdo deste género no seu site tem potenciais vantagens para o seu negócio, a chave está em definir bem o target para que seja realmente relevante equilibrando o investimento feito na produção do mesmo com o retorno que consegue extrair do mesmo.
A interatividade torna a navegação mais atrativa, prende a atenção do utilizador e, dá ao utilizador um sentimento de maior proximidade com a marca, potenciando o consumo da mesma.

Concluo referindo que o conteúdo passivo – artigos, blog, podcasts, entre outros - tem ainda um papel chave nos websites. O conteúdo interativo deve ser conciliado e complementado pelo conteúdo passivo e, por isso, deve continuar a produzir ambos.

Se gostou deste tópico leia também: “Porque é que conteúdo diferenciado é tão importante hoje em dia?”.

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