Quando prepara um briefing para um novo website é certamente mais imediato identificar o que pretende em concreto e como deseja que seja desenvolvido, contudo e mais importante ainda será refletir sobre: Porque precisa de um novo website? Com que propósito? Para resolver que problemas? Para que target? Com que objetivo de comunicação e conversão?
Ao criar um briefing para um website, é importante começar com uma introdução clara da empresa, incluindo o seu posicionamento no mercado, o seu core business, pontos fortes e público-alvo. É igualmente importante identificar os maiores concorrentes e definir com clareza o objetivo final do projeto, como por exemplo: ampliar a pegada digital da marca, converter em leads de contacto, registo ou venda ou simplesmente educar ou partilhar conhecimento com os utilizadores.
Um briefing bem estruturado é uma fonte de inspiração essencial para que as equipas de design e programação entendam as necessidades do projeto e as expectativas do cliente. Além disso uma estrutura bem planeada é também essencial na definição do briefing para potenciar a User Experience (UX) dos utilizadores do site o que irá permitir em última análise transformar visitantes em leads, potenciando o sucesso do negócio.
Uma relação próxima com o cliente e a comunicação regular, permite monitorizar a evolução o projeto, bem como, perceber se o mesmo está a seguir o caminho correto, garantindo que as expectativas do cliente são tidas em conta. O feedback constante do cliente pode fornecer informações relevantes para ajustes necessários.
Um ponto igualmente fundamental é a organização de um cronograma eficaz, essencial para garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo e sem atrasos desnecessários. Cada etapa deve ser claramente definida, com prazos realistas e viáveis. Um cronograma bem organizado também ajuda a identificar pontos críticos do projeto que precisam ser geridos com maior cuidado.
Desta forma concluímos que um bom briefing é essencial para garantir o sucesso de qualquer projeto. Estabelece as expectativas do cliente, define o scope do mesmo, orienta a equipa de desenvolvimento e constrói uma relação mais sólida com o cliente.
Assim, é importante investir tempo e esforço na elaboração de um briefing, o que permitirá que o projeto seja concluído com eficiência, qualidade e dentro do prazo e orçamento previstos.