Uma estrutura bem planeada e implementada é essencial para o User Experience (UX), pois os utilizadores não regressarão a um site que tenham achado confuso. No entanto, é necessário perceber em que consiste uma estrutura de um site para assim a poder desenvolver – inclui estruturas de URL, menus de navegação, categorização e links internos.
Partilho quatro pontos fundamentais que deve considerar para que o planeamento seja bem sucedido:
- Definir os objetivos: Para começar a organizar tudo o que envolve a estruturação do seu site, deve estabelecer os objetivos para o mesmo. Só a partir daí conseguirá perceber quais as informações que devem ter mais destaque, elaborando uma hierarquia;
- Fazer um bom benchmark: Explorar sites que se encontram no mercado dentro da sua área de negócio faz parte de um bom planeamento de estrutura. É igualmente relevante visitar os sites que não considera tão eficazes em termos de estrutura para perceber que erros não cometer no seu;
- Organizar os conteúdos de cada página: Para além de uma boa estrutura de site e do seu menu, a estrutura dos conteúdos de cada página deve ser pensada de forma estratégica. Deve destacar o conteúdo que considera mais relevantes;
- Definir uma boa estrutura de URL: Um URL bem estruturado deve seguir a lógica da hierarquia de menu que pensou para o seu site. Seguindo o exemplo de um site e-commerce, o URL deveria ser o seguinte: www.exemplo.com/categoria-de-produto/subcategoria-de-produto/detalhe-de-produto. Os URLs devem ter letra minúscula, não podem ter acentuação, cada palavra deve ser separada por um hífen e o mais importante, deve permitir saber do que se trata em poucas palavras.
Ao seguir estas recomendações, irá obter um site mais organizado e, mais importante, os seus utilizadores irão ter uma experiência mais agradável e orgânica – deixamos algumas dicas de como pode manter os seus utilizadores fiéis ao seu site, para conseguir continuar a trabalhar o seu site também nesse sentido. A estrutura irá impactar todo o UX e o SEO do site, para conseguir obter bons resultados deve apostar no planeamento e na organização.
Uma boa estrutura é aquela que melhor se aplica ao seu negócio e que responde a todas as necessidades do seu público-alvo.