Até este ponto, os meus trabalhos e projetos tinham sido maioritariamente feitos numa óptica de “fazer, não importa como”. Mas a verdade é que esta abordagem não é suficiente quando lidamos com a imagem de um cliente na web. Os websites são muitas vezes a primeira impressão que obtemos de uma empresa ou loja online, portanto torna-se essencial que esta primeira impressão seja o mais perto possível de perfeita.
Quando nos preparamos para uma festa ou evento, corremos dez vezes os aspetos da nossa aparência: a camisa, o vestido, os sapatos, os acessórios e prendemo-nos em todos os detalhes. Porquê? Porque queremos estar no nosso melhor para nos mostrar aos outros. Na presença digital é igual e temos de transportar esta exigência para os sites porque “os outros”, neste caso, são centenas ou milhares de pessoas todos os dias.
No mundo dos websites, os detalhes traduzem-se em pequenos pormenores visuais, gráficos e técnicos, como transições e outros efeitos espalhados pelo site. São estas pequenas pinceladas que dão vida ao seu site tornando-o mais dinâmico, apelativo e único, com elementos visuais que não roubam a atenção do importante mas acrescentam vivacidade e apelam ao engadgement.
Esta atenção ao detalhe é uma imagem vincada dos projetos que desenvolvemos aqui na Softway e é talvez a minha maior aprendizagem até ao momento. Em cada projeto há um investimento intencional e significativo nestes pequenos detalhes que acrescentam um valor intangível ao posicionamento digital dos projetos em que trabalhamos.
Outra das nossas preocupações é maximizar a user experience e otimizar a user interface, que se resume a reduzir ao máximo as dificuldades dos utilizadores. O objetivo é conseguirmos encontrar e resolver todos os problemas e imperfeições antes dos utilizadores. Esta abordagem permite-nos obter um website mais refinado e consistente. A exigência com os detalhes dá-nos gozo e isto traduz-se na abordagem a cada projeto.
Apesar de ser o elemento mais recente da equipa da Softway, já tive a oportunidade de ver em primeira mão a estima e o reconhecimento dos nossos clientes por este trabalho profissional. No fundo a exigência para os projetos que desenvolvo passou de ser “fazer” para “fazer bem” e esta pequena palavra faz toda a diferença.