Enviar newsletters é manter presente a sua marca, os seus serviços, o seu knowledge na memória de quem as recebe.
Tomamos decisões muitas vezes apoiadas nas opiniões das pessoas que nos rodeiam, por isso, estar na mente das pessoas pode torná-las promotoras da nossa marca ou até mesmo convertê-las em clientes.
Por outro lado, e muito importante também, ter o conteúdo das newsletters bem estruturado e otimizado para SEO (search engine optimization), fortalece e favorece muito a presença do seu site nos motores de busca.
Independentemente da plataforma de email marketing que utilizar (por exe.: E-Goi, Mailchimp,…), há um conjunto de temas que são muito importantes para o sucesso da sua comunicação. Destaco abaixo alguns:
- certifique-se de que tem no seu site a possibilidade de subscrição de newsletter – aproveite quem visita o seu site e que, por algum motivo, ficou interessado em saber mais, em receber mais informação.
- organize os seus contactos de clientes, fornecedores, amigos, família, … - envie um “email de charme” a perguntar se querem receber informação periódica … quanto maior e mais diversificada a base de dados, maior será o retorno.
- componha conteúdos simples e relevantes – títulos curtos e chamativos, imagens fortes e cativantes, textos pequenos que agucem a curiosidade para ler mais e não deixe de colocar um hiperlink para o seu site, para promover mais visitas e enviar a mensagem aos motores de busca de ser expert naquilo que é a natureza do seu negócio.
- crie uma linha condutora entre as newsletters e o site – não só através dos conteúdos, dos links para o site, mas também da imagem e do tom gráfico, estes devem ser semelhantes para que a marca seja uníssona e por isso facilmente reconhecida.
- não envie demasiadas newsletters … mas também não deixe a sua empresa cair no esquecimento – envie newsletters periódicas, defina um dia e prepare o conteúdo relevante para que nada falhe nesta cadência. Envie também newsletters excecionais, sempre que fizer sentido: momentos extraordinários requerem medidas também extraordinárias!
- analise o impacto das campanhas – veja as estatísticas depois de cada envio, quantas pessoas receberam, quantas abriram o email, quantas clicaram para saber mais, quantas pessoas conseguiram converter. Ajudará a definir melhor a próxima newsletter.
- faça uma gestão cuidada da base de dados – veja quem pediu para ser retirado da base de dados, garanta que esse subscritor não volta a receber a newsletter, mas se o conhecer ou se tiver oportunidade de chegar ao contacto mais pessoal, tente perceber porque quis deixar de receber as suas newsletters.
O email marketing é um mundo gigantesco, com muitas possibilidades, que o ajudará a criar awareness para a sua marca e um melhor posicionamento online.
Vamos a isso? :) Se pudermos ajudar de alguma forma, não hesite em dizer!