O que é o conceito Golden Circle?
O Golden Circle, conceito criado por Simon Sinek, já não é recente, mas nunca esteve tão atual. Ele explica de forma muito simples porque é que algumas empresas são capazes de inspirar, atrair e ter mais sucesso que outras.
Com ele nasce a célebre frase “People don't buy what you do, they buy why you do it.”
O modelo é simples e desafia as organizações a começar pelo “Why”, seguir com o “How” e só depois chegar ao “What”.
- Na verdade, todas as empresas sabem o que fazem: What you do?
os produtos e serviços que vendem.
- Algumas sabem como fazem: How you do it?
o que fazem para se diferenciar da concorrência e se destacarem no mercado.
- Mas nem todas sabem porque o fazem: Why do you do it?
o Why não é sobre "fazer dinheiro", isso é um resultado, é sobre o propósito, aquilo em que acreditam, a sua missão.
O que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital faz parte da nossa vida, das nossas rotinas. Acontece sempre que acedemos ao google ou às redes sociais e nos deparamos com anúncios e sugestões que vão de encontro ao nosso perfil, aos nossos gostos e às nossas relações pessoais no digital.
É o conjunto de estratégias digitais (em sites, blogs, redes sociais, …) voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas, produtos e serviços. É hoje uma das formas mais diretas e personalizadas de uma empresa comunicar com o seu público-alvo e criar comunidade e tem inúmeros benefícios!
O Marketing Digital serve primordialmente para divulgar produtos e serviços, alcançar clientes e potenciais clientes em todos os cantos do mundo, fazer publicidade direcionada, interagir com os consumidores online, fortalecer a autoridade da sua marca e interagir com o seu público.
Como pôr o Golden Circle ao serviço do Marketing Digital?
Num mundo acelerado e global em que as pessoas estão finalmente no centro das organizações, a procura do “Why”, do propósito e missão de cada marca, nunca foi tão relevante.
É essencial investir em estratégias de marketing digital para valorizar o seu negócio, mas acredite que as mesmas só serão exponenciadas se houver um propósito maior e bem definido por trás.
Hoje, mais que nunca, as estratégias de marketing digital têm de ter em conta o poder da autenticidade. A autenticidade gera identificação por parte dos consumidores e transmite confiança. É preciso mostrar que a sua marca tem uma personalidade e é coerente com seus valores e propósito – a resposta ao “Why do you do it?”.