Hoje em dia, produzir conteúdo regular não é suficiente. É necessário proporcionar uma boa experiência e interações que possam ser consumidas de uma forma mais rápida e com uma qualidade superior.
Portanto, quando estiver a criar conteúdo para o seu website, tenha em mente estes quatro elementos essenciais:
- Relevante - o conteúdo deve dar resposta às preocupações do utilizador, não se trata apenas do que a sua marca quer dizer, mas das dúvidas ou questões que o utilizador quer esclarecer;
- Intelectual - as pessoas gostam de conteúdos que ensinem, mostrem novas perspetivas e atuem positivamente perante as suas perceções em relação a uma ideia ou um tema concreto;
- Emocional – criar uma ligação real com o seu público é essencial para fidelizar e potenciar a conversão de um utilizador interessado num cliente fiel;
- Sensorialmente estimulante - construir uma boa narração no processo de produção de conteúdo irá estimular os sentidos do utilizador e aumentar o seu envolvimento.
Quando um utilizador do seu website consome o conteúdo que preparou para ele e sente algo, quer seja satisfação por ter a sua pergunta respondida, aprender algo novo, sentir-se representado, … vai criar uma ligação com a sua marca.
Como otimizar o conteúdo em termos de SEO?
A utilização de palavras-chave relevantes e de termos certos relacionados com o assunto principal em todo o conteúdo é uma das premissas mais importantes para uma boa classificação numa pesquisa. Uma estratégia de SEO com qualidade e rigor, orientada a um bom posicionamento orgânico traz consigo resultados mais qualificados. A otimização de HTML, URL’s dinâmicos por página, definição de metatags (título e descrição) dinâmicos por página é muito importante e depende do conteúdo.
É essencial definir quem são os seus utilizadores, e proporcionar-lhes a melhor experiência possível através de conteúdo diferenciado relacionado com os seus interesses e que promova a interatividade. Os utilizadores já não são passivos em relação ao conteúdo, querem viver uma experiência, sentir-se parte dela e com isso conectar-se com a sua marca.
Lembre-se de acompanhar os seus dados, ver que tipo de conteúdo é mais visitado, onde houve mais conversão, onde pode obter bons conhecimentos sobre o que não está a funcionar e o que poderia ser ainda melhor, tendo sempre em mente o canal onde este está a ser comunicado.
Acima de tudo, lembre-se sempre de preparar conteúdo onde o público que o consome vai gostar e aderir. Quando agradamos ao utilizador, estamos a agradar aos motores de pesquisa, como o Google, o que também é bastante relevante para a evolução e crescimento do seu posicionamento digital.