Websites que não atendem às necessidades
Um dos canais mais importantes de presença online é o seu site. Pode ser um site institucional, um blog, um portal de notícias ou um site de e-commerce, por exemplo.
Quando uma empresa começa a trabalhar na sua presença online, é natural criar um site simples e com poucos recursos. Não é necessariamente um site mau, mas vai oferecer uma experiência limitada ao visitante.
No entanto, à medida que o site ganha maior indexação aos motores de busca como o google, a sua presença online torna-se mais relevante, as visitas ao site aumentam em conformidade e os novos visitantes acedem para verificar o seu conteúdo e se tornarem eventuais clientes.
Neste momento de crescimento é essencial ter o site pronto para não gerar frustração nos visitantes. Aqui ficam alguns exemplos de coisas que podem correr mal num site:
- Ficar offline por ter picos de acesso em simultâneo – geralmente isto acontece porque não tem uma conta de alojamento com espaço e tráfego necessário para receber em simultâneos múltiplos utilizadores.
- Carregar muito lentamente – um site pouco otimizado em termos de peso (das imagens e vídeos, carregamento de scripts e otimização de animações).
- Frustrar os visitantes que não encontram o que desejam – menus de navegação pouco estruturados e conteúdo mal-organizado vão fazer com que o utilizador “se perca” na navegação pelo site e desista rapidamente.
Os exemplos acima prejudicam a sua imagem e acredite que um “visitante desiludido e irritado” não vai voltar. É por isso essencial garantir que o seu site está preparado para o crescimento em termos de informação e conteúdo e para o crescimento em termos de visitantes (acessos).
Pense num site otimizado para a experiência do utilizador
Certifique-se de que o seu site oferece a melhor experiência do utilizador - User Experience - possível. Deverá ser atrativo, seguro e de fácil utilização, respondendo às necessidades do utilizador e eliminando quaisquer obstáculos ao longo do caminho. Para fazer isso, deve ter em atenção os seguintes pontos:
- Arquitetura da informação, encontre o que procura facilmente;
- Capacidade de resposta, aceder ao site em vários dispositivos;
- Layout atraente, o utilizador deve estar satisfeito e comprometido com o site;
- Segurança de dados, a necessidade de confiar na sua marca;
- Utilidade do conteúdo, a capacidade de resolver problemas;
- Velocidade do site, ninguém quer perder tempo.
A intenção é que o crescimento da procura online da sua marca não apanhe a sua empresa de surpresa. Desta forma, a sua marca estará pronta para aproveitar os benefícios de crescer online!