A Receita certa para o website do seu Restaurante
Tem um restaurante e chegou a altura de investir num website? Aqui vai a receita perfeita para criar um site incrível e de chorar por mais para qualquer restaurante.
Tem um restaurante e chegou a altura de investir num website? Aqui vai a receita perfeita para criar um site incrível e de chorar por mais para qualquer restaurante.
Para que o website do seu restaurante cumpra o propósito de aumentar as vendas take away e atrair clientes para o restaurante é essencial ter uma combinação de excelentes conteúdos com um site intuitivo e garanta as melhores práticas de UI/ UX - user interface e user experience. Aqui ficam algumas dicas …
Consiga fotos incríveis da sua comida e do espaço
Invista em conseguir criar a simbiose perfeita entre o espaço e a comida do seu restaurante, a famosa frase portuguesa "comer com os olhos" não é por acaso! Os seus visitantes têm que ficar encantados com a variedade de pratos que o seu restaurante produz.
Estas imagens têm de variar entre macro e micro - recomendo fotos horizontais de toda a sala de jantar ou pequenos detalhes dos pratos na mesa. Já muito comprovado as paletas de cores devem manter um tom quente e acolhedor para lembrar aos visitantes de conforto e fome. Nestas fotos a sua comida é a estrela do site! As imagens precisam de capturar a personalidade e mood para apelar ao seu target.
O seu website tem que ser intuitivo e mobile friendly
Muitos dos seus futuros visitantes podem estar neste momento fora de casa a procura de um restaurante para visitar de imediato - o seu restaurante e o seu site estão prontos para receber qualquer um em cima da hora. Existem inúmeras features que funcionam perfeitamente em desktop e em mobile como formulários de reserva, links diretos para o Google maps, menu do dia para takeaway, botões para ligar diretamente - não queira perder esta proximidade com os seus futuros clientes.
Ementa, pratos do dia e menu takeaway imediatos e fáceis de ler
Quando navegamos pelos websites de restaurantes reparamos que a maioria tem apenas um PDF com o menu disponível. O problema é que obriga ao cliente a descarregar um ficheiro que pode apenas visualizar uma vez e pior, não fica classificado organicamente para resultados de pesquisas no Google. Crie logo um botão na homepage que abra uma página com um layout atraente e bem estruturado para chegarem rapidamente à sua ementa. Disponibiliza-a com conteúdo fácil de ler.
Horários e contactos atualizados
Agora em tempo de pandemia torna-se essencial ter toda a informação atualizada dos seus contactos, horários e morada. Com as mudanças de horários atualize e facilite estas informações logo que possível para os seus clientes saberem a que horas abrem, a que horas fecham, se têm opção de uber eats ou takeaway por exemplo. Não esconda esta informação nos seus contactos ou noutra página do site – seja direto para não perder um cliente que não consegue encontrar estas informações essenciais.
Conte a sua história
Conte ao seu cliente o que o levou a criar este espaço para ele. Todos adoramos saber o que nos pode relacionar com os produtos que adoramos - faça o mesmo com os seus clientes. Tem um restaurante de comida asiática porque viveu 10 anos no Vietnam? Conte as suas experiências e como é que influenciou a sua ementa e decoração do espaço - o futuro cliente quer se identificar com a pessoa atrás do negócio. Por isso não perca a oportunidade de partilhar com os outros a história na origem dos seus excelentes pratos!
Dê importância às redes sociais
Não precisa de estar presente em todas as redes sociais - foque-se no Facebook e no Instagram para manter os seus clientes a par de novidades. Use estas ferramentas para promover eventos especiais (por exemplo para o Menu da Páscoa) e atualizar os seus novos pratos. Crie um álbum com os seus clientes favoritos (ou habituais) para que eles possam partilhar a experiência com os seus amigos. Também pode criar “stories” no seu Instagram dos novos pratos ou do seu novo staff!
Em conclusão
Deixe que a estrela do seu restaurante também seja o seu website. O web designer terá todos os tópicos acima em conta para seguir a receita perfeita. Com a ementa, imagens incríveis, sistema de reservas e contactos logo disponíveis terá muitos mais clientes cheios de fome à espera para entrar.