Entre os 3 e os 4 anos as crianças começam a despertar uma enorme curiosidade pelo mundo e deparam-se com muitos porquês. Querem perceber tudo e questionam sem parar, levando os adultos à exaustão! Esta fase é típica do desenvolvimento infantil e fundamental para o seu crescimento.
Focando-nos no mundo empresarial, vivemos numa era em que não é suficiente a qualidade de um produto ou serviço para criar lealdade por parte do consumidor. Esta é, aliás, uma das conquistas mais difíceis para as empresas junto do seu público-alvo.
Num mundo cada vez mais competitivo em que as empresas têm de impactar o seu público-alvo em cada comunicação que fazem, o porquê assume um papel preponderante. Destaco a brilhante obra e bestseller do escritor Simon Sinek, “Primeiro pergunte porquê” onde é apresentada a premissa: “People don't buy what you do, they buy why you do it.”
Todas as empresas sabem o que fazem e algumas sabem como o fazem, mas apenas uma ínfima quantidade tem bem presente o seu porquê. No artigo «A importância do "Golden Circle" ao serviço do Marketing Digital» pode explorar mais sobre este conceito.
Na construção de um novo website para a sua empresa, também o porquê tem um papel fulcral no sucesso do mesmo.
Quando prepara um briefing para um novo website é certamente mais imediato identificar o que pretende em concreto e como deseja que seja desenvolvido, contudo e mais importante ainda será refletir sobre: Porque precisa de um novo website? Com que propósito? Para resolver que problemas? Para que target? Com que objetivo de comunicação e conversão? Entre outras questões igualmente pertinentes.
O conhecimento que a sua empresa tem sobre o setor e o negócio onde opera, juntando as respostas às perguntas certas, serão a base ideal para desafiar uma agência de web design e web development a repensar o seu posicionamento digital.
Por sua vez, do nosso lado, existe também um trabalho exigente entre todas as equipas (gestão de projeto, criativa e técnica) para explicar e apresentar a forma como cada solução apresentada dá resposta aos vários porquês iniciais. Cabe aos gestores de projeto, web designers e web developers explicar-lhe a si:
- Porquê esta arquitetura de informação?
- Porquê este grafismo?
- Porquê os call-to-actions, nestes pontos estratégicos?
- Porquê este copy?
- Porquê estas funcionalidades?
- Porquê estas integrações (redes sociais, e-mail marketing, CRM, entre outras)?
Há ferramentas que poderão ser bastante relevantes neste processo de análise e descoberta de respostas, como o Google Analytics para quem já tem um website antigo e onde podemos analisar o target, o volume de visitas, as páginas mais visitadas, entre muitas outras métricas.
O resultado será bem conseguido se através dos nossos porquês respondermos eficientemente aos porquês do cliente. E assim terá o Círculo Dourado completo no seu website, potenciando a conversão e idealmente, a fidelidade dos visitantes.
O porquê é o ponto de partida para nós. E para si?