O mundo tecnológico tem atualmente um peso cada vez maior na vida de todos nós, no entanto, continuam as ser as relações humanas e as emoções que elas geram que dão sentido ao dia-a-dia. É a partir desta realidade que pode transpor a criação de emoções positivas para a sua marca e acima de tudo para a sua estratégia digital. Ao gerar emoções impactantes, no seu site e nos restantes canais digitais que utiliza, os utilizadores sentir-se-ão bem com a marca o que consequentemente os tornará leais e com vínculos duradouros aos seus produtos ou serviços. Além disso, ao associarem-se positivamente à sua marca tendem a recomendá-la a outras pessoas.
A parte emocional ganha igualmente força quando ajuda a diferenciar a marca dos seus concorrentes. Ao criar vínculo e emoções positivas as marcas conseguem destacar-se e tornam-se memoráveis na mente dos consumidores, o que no processo de compra é fundamental.
Partilhamos três pontos chave que deve considerar ao criar uma estratégia emocional para a sua marca e todo o universo web onde a vai comunicar:
- Conheça o seu público-alvo: Compreenda as necessidades, gostos, sonhos e comportamentos do seu público-alvo, para poder personalizar as suas mensagens e criar uma conexão emocional mais forte.
- Utilize o storytelling: Contar histórias através de uma narrativa adaptada é uma arte poderosa que gera conexões emocionais com o cliente. Crie uma narrativa interessante e autêntica para a sua marca, isto permitir-lhe-á inspirar e gerar empatia, e por sua vez, criar uma ligação forte com o consumidor. É fundamental partilhar esta narrativa de forma coerente em todos os seus canais de comunicação.
- Seja autêntico e transparente: As pessoas valorizam a autenticidade e a transparência, por isso, seja honesto e genuíno ao comunicar com os seus consumidores. É fundamental dar a conhecer a sua personalidade e valores como marca, isso permitir-lhe-á criar uma relação sólida e verdadeira com os seus clientes.
Desafiamos a que invista na vertente emocional da sua estratégia digital e relembramos que quanto melhor estruturada estiver, melhor será a experiência de UI/UX - User Interface / User Experience - que proporcionará ao visitante do seu website, o que irá gerar a conversão que ambiciona.
Utilize esta estratégia para alcançar "relações pessoais" e próximas com os seus clientes e potenciais clientes. Para isso tem de chegar ao coração das suas personas o que implica conhecê-las muito bem, e assim construir a estratégia emocional segmentada ao resultado que pretende.