Big Data, de problema técnico a oportunidade de negócio
Quando a Big Data surgiu começou por ser um problema técnico difícil de resolver, mas hoje em dia transformou-se numa ferramenta essencial para o modelo de negócio moderno.
Quando a Big Data surgiu começou por ser um problema técnico difícil de resolver, mas hoje em dia transformou-se numa ferramenta essencial para o modelo de negócio moderno.
Curiosamente, quando surgiu o conceito de Big Data, começou por ser um problema técnico difícil de resolver. Quando o volume de dados começou a aumentar no início de 2000, as tecnologias de armazenamento foram sobrecarregadas pelos terabytes de dados que estavam a ser guardados, criando uma crise de escalabilidade de dados.
Com o passar do anos e uma evolução crescente na capacidade de armazenamento o problema começou a tornar-se numa oportunidade de negócio. Hoje em dia as empresas exploram a Big Data de forma a descortinar factos até então desconhecidos sobre os seus negócios.
A mineração da Big Data tem uma importância crescente, especialmente numa altura de recessão económica que obrigou muitos negócios a reinventarem-se e dependerem mais da sua actividade online. Uma análise mais aprofundada da Big Data permitiu entender o estado actual dos seus negócios, analizar processos em mudança e o comportamento dos seus clientes.
Como o nome indica, a Big Data fornece amostras estatísticas gigantescas, que melhoram substancialmente os resultados das ferramentas de analytics. Regra geral, quanto maior for a amostra de dados mais precisas vão ser as estatísticas, facilitando a sua análise.
Se nos primórdios da internet era do outro mundo ter um contador de visitas no seu website, agora chegamos muito mais a frente, conseguindo fazer uma análise detalhada dos visitantes do seu site e do seu comportamento ao longo da visita.
A análise avançada é bastante comum hoje em dia e maior parte dos websites actualmente utilizam algum tipo de analytics ou outras ferramentas baseadas em Big Data. Qualquer coisa que envolva clientes poder beneficiar de uma análise de Big Data. Uma maior compreensão das mudanças no negócio permitem um melhor planeamento, identificação de oportunidades e ameaças. Os benefícios potenciais incluem a fidelização do cliente, optimização da experiência e o desempenho do fornecedor com base no custo e qualidade.