Blog na “blogosfera”, ou blog dentro do seu próprio site?
E ter um blog está só na moda? Ou será que converte efetivamente? Mais um desafio para respondermos.
E ter um blog está só na moda? Ou será que converte efetivamente? Mais um desafio para respondermos.
Quando pensamos num blog, pensamos numa espécie de “diário virtual” onde podemos escrever sobre diferentes temas, com a frequência que entendermos, sendo que é indiscutível que atualmente é uma poderosíssima ferramenta de marketing digital, especialmente se estiver integrado dentro dos sites. E porquê?
Essencialmente porque consegue atrair organicamente muito mais utilizadores para os sites, pois fica automaticamente otimizada a indexação nos motores de pesquisa (SEO), e também aumenta o tempo médio de visita porque depois de ler determinado artigo do blog que o impactou, a probabilidade do utilizador continuar no site a navegar noutras páginas e a ver outros conteúdos aumenta.
(Tal como tenho observado em análises de performance no Google Analytics.)
E quem escreve e alimenta o blog, ao perceber que, de facto, traz resultados muito positivos mal publica um artigo (gera logo novos contactos ou mesmo vendas se tiver e-commerce) vai querer continuar a alimentá-lo com grande entusiamo. Este tipo de dinâmica dentro dos sites tem muitas outras vantagens:
Estas são só algumas das inúmeras vantagens. É tempo de abrir horizontes, reinventar negócios, potencializar novas ferramentas de comunicação. Não é ter um blog só porque está na moda, particularmente neste contexto em que vivemos, mas sim porque traz efetivamente excelentes resultados para os negócios. É mesmo um sinónimo de SUCESSO!
Falo por experiência própria, e com base em análise de dados no Google Analytics de diferentes websites.