Como gerir as expectativas do cliente através de ferramentas de Gestão de Projeto

Quando iniciamos o desenvolvimento de um novo site, é natural que as expectativas sejam ambiciosas. De ambos os lados: o cliente, e o nosso, enquanto equipa criativa e de desenvolvimento web. mais É muito motivador e desafiante partir da folha em branco e pensar o posicionamento digital de uma marca ou repensar e transformar o mesmo com a reformulação de um site já antigo.

Tânia Frade
Jun 4 2024 • 3 min leitura
Como gerir as expectativas do cliente através de ferramentas de Gestão de Projeto

Saber gerir as expectativas do cliente ao desenvolver um novo site é crucial para garantir a sua satisfação e o sucesso do projeto. Apresentamos neste artigo alguns passos a ter em conta neste processo de trabalho multidisciplinar:

  1. Compreender as necessidades e os objetivos do cliente
    Em primeiro lugar, é importante definir os objetivos, o público-alvo e compreender as necessidades e a visão do cliente para o novo site. Para tal, ter um briefing do projeto o mais completo possível, com todos os requisitos necessários em detalhe, é essencial.
  2. Definir o âmbito do projeto e limitações
    De seguida, é crucial fazer uma lista de todas as funcionalidades que estão previstas no novo site, definir os prazos para o desenvolvimento do mesmo até ao Go Live, e também o orçamento a ser considerado. Estes pontos estão interligados, dado que o orçamento disponível terá um impacto direto nas funcionalidades que poderão ser incluídas, e se for mais urgente, irá requerer um esforço superior da equipa a curto prazo.
  3. Estabelecer um Plano de Projeto
    Durante todo o desenvolvimento, desde a usabilidade ao design, do desenvolvimento técnico a testes, é importante que todos os intervenientes tenham um cronograma com os diferentes milestones de entregas durante todas as fases.
  4. Comunicar regularmente
    A comunicação é essencial para desbloquear possíveis desentendimentos! Fazer atualizações regulares com o cliente, mantendo-o informado do progresso do projeto e possíveis alterações ao que foi definido inicialmente, é fundamental para uma boa comunicação e consequentemente o almejado sucesso do projeto.
  5. Gerir alterações e mudanças a meio do processo
    Inicialmente devemos ter em consideração que poderão acontecer alterações ao longo do processo de trabalho com possível impacto quer nos prazos, quer no orçamento adjudicado. A agilidade das equipas envolvidas é essencial para o sucesso e quanto maior o detalhe nas especificações, maior a clareza das repercussões de cada mudança e maior a rapidez e foco no trabalho sobre as mesmas.
  6. Testes
    Com o novo site desenvolvido, passa-se então à fase de testes. Devem ser rigorosos, de modo a garantir que tudo funciona de acordo com o esperado, em todos os dispositivos e em todos os browsers. Uma vez mais, é necessária uma articulação próxima com o cliente para que haja tempo para esta fase do projeto, bem como para a correção de eventuais bugs que possam surgir.
  7. Formação e apoio
    Para capacitar o cliente com autonomia para edição do conteúdo do site, é importante que haja formação nesse sentido, não invalidando um apoio e uma parceria constantes, após o lançamento do novo site.
  8. Avaliação
    Confirmar o sucesso do projeto passa também por identificar pontos de melhoria para futuros novos sites. É sempre relevante receber feedback do cliente sobre a experiência e, internamente, refletir sobre a participação de toda a equipa.

Estes passos são muito importantes para garantir uma compreensão clara do processo de desenvolvimento por parte do cliente, tendo sempre em consideração as ambições para o novo site e possíveis limitações orçamentais, para que no final se construa uma relação de confiança entre ambas as partes e um projeto bem sucedido.

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