É um statement para todos os que visitam o site, mostra que são uma empresa viva, cuidada, que está a funcionar e que continua a “dar cartas” naquilo que é o seu expertise.
Para o ajudar neste compromisso de manter o site vivo, sugerimos que tenha atenção aos seguintes pontos:
- Definir uma periodicidade, uma cadência, para escrever um artigo, uma publicação, um novo projeto no portfólio, … é importante por várias razões, talvez a primeira seja o facto de ajudar ao cumprimento da tarefa o marcar um dia concreto, internamente, por exe.: “todas as 4ªfeira lançamos uma notícia”, compromete a equipa e não deixa o tema “filho de ninguém”. Para além disso, o visitante mais atento apercebe-se de que há um dia que pode esperar novidades, sente-se a acompanhar e tende a ficar um visitante fiel.
- Preparar o conteúdo com antecedência. Quando é estipulada uma periodicidade fixa de publicação de conteúdo no website, tende a ser também pensada internamente uma escala de quem fica responsável por ter o artigo pronto a publicar. E assim será mais simples garantir tempo e disponibilidade para se preparar os textos com mais detalhe, as fotos, … o conteúdo! Garantindo também que se torna mais eficaz na comunicação e no impacto que se pretende criar junto de quem visita o seu website.
- Garantir que o conteúdo é relevante. É muito importante comunicar com os seus clientes e potenciais clientes através do seu website, falar sobre os serviços que presta, o expertise de toda a equipa, os produtos que tem para oferecer… esta comunicação tem que ser simples e eficaz, textos curtos, que prendam a atenção. Sempre com atenção à utilização de keywords de interesse para o seu público-alvo, para otimização nos motores de buscas, para efeitos de SEO.
- Partilhar os conteúdos nas redes sociais. Depois de escrito o conteúdo, escolhida a imagem… e publicado no site, vem a forma mais simples de tornar este conteúdo visível ao maior número de pessoas: a partilha nas redes sociais! É uma ferramenta ao seu dispor, que o ajudará a exponenciar o impacto da informação.
Para além da atualização dos conteúdos mais dinâmicos, como notícias, projetos, … é muito importante garantir que não tem informação errada no site, como a morada, o telefone, ... pois fortalece a imagem de segurança e fiabilidade da sua empresa a quem visita o seu website.
Vamos a isso? :)