No fundo, o grande objetivo é manter os utilizadores interessados quando visitam o seu website e assim atrair negócio e torná-los seus clientes.
Como já tive oportunidade de escrever anteriormente, o seu site é uma poderosa ferramenta de angariação de novos negócios.
Nesse sentido, proponho 6 formas de manter o utilizador do seu website envolvido:
- Crie títulos persuasivos e chamativos – o utilizador vai sempre ler primeiro as “letras grandes”, os títulos da página. 8 em cada 10 visitantes lêem o título de um artigo, apenas 2 em cada 10 clicam para ler o conteúdo completo…! É muito importante usar palavras e expressões chamativas, que despertem a curiosidade e que desvendem um pouco do conteúdo que se pretende transmitir.
- Faça uma introdução envolvente para manter o leitor interessado – logo depois do título, o primeiro parágrafo é fundamental para despertar o interesse do utilizador. Por isso é muito importante criar um conteúdo atraente e cativante… e assim manter o visitante curioso. Textos com frases curtas e parágrafos mais simples são uma ótima forma de o conseguir. Além disso, imagens e ilustrações também podem ajudar.
- Use “bucket brigades” – escreva declarações curtas, que mantenham a curiosidade, tais como “a verdade é”, “esta é a melhor parte”, “sejamos honestos”, … expressões que para o utilizador as entender tem de continuar a ler o texto. São simples e funcionam como isco!
- Aposte em conteúdos interativos – para manter a atenção e o interesse, ajuda muito juntar às palavras, animações, imagens impactantes. ilustrações e vídeos que suscitem a curiosidade. O impacto visual prende muito o utilizador.
- Divulgue dados, estatísticas e referências – esta acaba por ser a forma de gerar credibilidade e verdade no que escreve. Testemunhos interessantes e relevantes para o conteúdo, estatísticas que ajudam a reforçar sobre o que escreve, link para outros conteúdos que, mais uma vez, reforcem a veracidade do que escreve, ajudam muito a manter o utilizador como um leitor interessado e próximo do seu negócio!
- Escreva sobre assuntos relevantes – tudo o que escrevo acima é muito importante, mas talvez o mais crucial é apostar em escrever sobre assuntos que interessem ao seu visitante, que vão de encontro às preocupações dos seus potenciais clientes, que os podem transformar em leitores interessados e clientes de facto.
É quando se estabelece uma conexão com quem está do outro lado do ecrã, mesmo que não diretamente relacionado com os seus produtos e serviços, que se cria uma relação de confiança!