Quando o utilizador entra no seu site, provavelmente já vem com alguma expectativa em relação aos conteúdos que irá encontrar e é por isso essencial trabalhar os mesmos para, no mínimo, corresponder às expectativas.
Trabalhe os conteúdos tendo em conta três pontos: apresentação, organização e versatilidade.
A apresentação tem a ver com a forma. É ela a responsável pela primeira impressão que causa nas pessoas e pela “vontade” de permanecer, continuar a ler um artigo, ter vontade de ver o vídeo até ao fim ou ouvir o podcats em causa.
A organização tem a ver com a capacidade de estruturar a informação e tem enorme impacto na usabilidade. Um site confuso ou pouco claro em termos de organização terá sempre uma taxa de abandono superior.
Por fim, a versatilidade na forma como apresenta os conteúdos para acompanhar as tendências digitais e a versatilidade no “placement” que dá a cada tópico, destacando em cada momento os temas mais importantes, é essencial.
Para além dos três pontos acima, mais focados no conteúdo, há alguns “musts” essenciais para conseguir reter os visitantes por mais tempo e torná-los recorrentes:
- Ter uma boa estrutura: um utilizador não pode estar mais de 1 ou 2 segundos a perceber como funciona a navegação do site. De resto, tem de ser de tal forma intuitivo que a navegação pelas páginas é imediata e “sem pensar”. Planeie bem o organigrama / árvore do seu site e mantenha-o simples e eficaz.
- Ter velocidade no carregamento: a essencial para todo o processo de engagement no site. Ninguém tem tempo a perder e se em cada clique tem de esperar mais de uma fração de segundo para aceder à informação, vai certamente desistir e “fechar a janela”.
- Manter o conteúdo atualizado com regularidade: o site é um “ser vivo digital e orgânico”. Tem de o manter atualizado e relevante. Se tem uma secção de notícias ou know-how e o artigo mais recente que tem é de há mais de um mês, os seus utilizadores vão ficar na dúvida se “está tudo bem com a sua empresa”.
Além dos pontos referidos neste artigo, é essencial ter a Customer experience (cx) como estratégia de negócio e trabalhar pormenores que são “por maiores”, como os Call to Actions ao longo do site. Não deixe de aprofundar estes tópicos nos artigos respetivos.