Como podemos estar próximos no digital
Como conseguimos estabelecer maiores relações de proximidade com nossos clientes e com as pessoas que nos seguem, aproveitando as ferramentas que o digital coloca ao nosso dispor?
Como conseguimos estabelecer maiores relações de proximidade com nossos clientes e com as pessoas que nos seguem, aproveitando as ferramentas que o digital coloca ao nosso dispor?
É uma questão de grande importância, com a qual lidamos neste momento, com mais impacto do que alguma vez aconteceu. O digital ganhou uma força única e imbatível nas nossas vidas, nos nossos trabalhos, na eficiência com que gerimos os nossos negócios.
Por exemplo, um negócio que tem o site desatualizado, que não tem redes sociais ativas, que não recolhe feedback dos seus clientes, não está a criar relação, não está a aproveitar o que o digital tem de melhor.
Ficou claro: quem melhor estiver preparado em termos tecnológicos, na sua presença digital, na forma como comunica com os seus clientes, melhor passará em momentos de dificuldade, tal como o que atravessamos agora.
São claras as tendências e as ferramentas cada vez mais utilizadas para uma comunicação mais próxima e personalizada. Deixo alguns exemplos abaixo:
A lista de ferramentas não se esgota nos exemplos acima, há inúmeras opções que pode escolher e adaptar ao seu negócio.
Para além de gerar conteúdo, importa perguntar, ouvir, analisar, reunir informação que irá permitir a personalização e até a customização da oferta de produtos ou serviços, de forma tornar a comunicação mais eficaz e assente em resultados práticos de melhoria no seu negócio.
No final, terá sempre mais a ganhar uma empresa que saiba comunicar, favorecendo a empatia e a escuta ativa dos seus utilizadores e clientes. Mais do que falar de ferramentas ou tecnologias, a forma como estas são utilizadas é que marca a diferença. Alinhar a missão da sua empresa com a vontade dos seus clientes trará sempre bons resultados.