Por isso Sim! Content is king… ainda, sempre e cada vez mais! Se tem dúvidas pense no que faz cada vez que navega no seu telemóvel ou faz uma pesquisa no seu desktop.
É através dos textos que escreve, das imagens que escolhe, dos vídeos, … que os utilizadores se irão conectar com a sua marca e com o seu negócio. É assim que as pessoas sentem e experimentam os valores nos quais o seu negócio e conhecimento assentam.
Por outro lado, para o seu site ser encontrado por quem não o conhece e tem interesse nos seus produtos ou serviços, é importante reforçar que o google valoriza a qualidade e objetividade dos conteúdos. Se produzir regularmente conteúdo informativo de qualidade vai ser visto pelo Google como “an authority in that particular subject”.
Quanto mais visitas converter para o site, mais crédito o Google lhe dá, funciona tipo “bola de neve”: quanto mais publica, mais aparece no google, mais cliques tem para o site … aparece ainda mais no google!
É importante não esquecer que os visitantes só chegam ao seu site se os textos, artigos, notícias e palavras que nele estiverem escritos contiverem as palavras de atração certas. Só interessa que o encontrem as pessoas que estão de facto interessadas nos seus produtos ou serviços.
Nesse sentido, escrevo abaixo o que deve ter em atenção, em cada tipo de conteúdo, em especial nas secções mais dinâmicas do site, como por exemplo as notícias, artigos, blog, …:
- Título: use as palavras certas, que resumem o assunto, e evite exceder os 65 caracteres.
- Descrição: escreva, no 1º parágrafo do texto, as palavras mais importantes e evite exceder os 160 caracteres. Pelo menos deve ter a noção de que as palavras depois de ultrapassar este limite não serão consideradas para indexação no google. Destaque a bold as palavras mais relevantes.
- Ficheiros: nomeie os ficheiros (PDF) de acordo com o tema de cada um. O nome que dá aos ficheiros é importante e deve incluir as palavras relevantes do tema do ficheiro.
- Imagens: nomeie as imagens como se fossem a “legenda” da mesma. O nome que dá às imagens é indexado pelos motores de busca.
- Vídeo: nomeie os vídeos como se fossem a “legenda”, use vídeos compatíveis com todos os dispositivos. Use o formato mp4, senão publique via Youtube ou semelhante.
Depois de atualizar o conteúdo no seu site, partilhe-o nas redes sociais e promova a que a sua equipa interna o faça também. Quando o fizer, remeta sempre um link para “ler detalhe” no seu site para que os utilizadores fiquem a conhecer a sua empresa e os serviços que presta.
Sempre com o foco que aumentar a audiência do seu site significa chegar a mais potenciais clientes e assim angariar mais negócio para a sua empresa!