Entramos no carro, e assim nos despedimos primeiro da casa, depois do nosso café preferido e dos seus habitués que com a vida vincada no rosto, observam com desalento o êxodo anual. Despedimo-nos da padaria, do padeiro e do cheiro a pão quente com que nos habituámos, de bom grado, a acordar de manhã. Despedimo-nos da rua, que durante o dia nos levava à praia e que de noite, assumia formas menos certas, mas que ainda assim, garantia que chegávamos a casa depois de uma alegre noite com amigos.
E assim, nos despedimos do lugar ao qual passámos a pertencer, como se dele nunca tivéssemos saído. Entregámo-nos aos seus costumes, ao seu ritmo e às suas pessoas e agora que nos deparamos com a inevitabilidade do nosso destino, resta-nos trazer um fragmento desse mundo connosco.
Sabemos que com o fim do verão a aproximar-se, os espíritos podem não estar em alta. Viemos, por isso, trazer àqueles que se têm sentido assoberbados por uma nébula de melancolia e de nostalgia, uma palavra de conforto, de ânimo e, esperemos, de motivação para enfrentar a nova época que se avizinha. Há que nos render ao Nietzsche que há em nós e entregarmo-nos sem reservas ao “amor fati”, reconhecendo que o fecho de um ciclo transporta também em si o recomeço de um novo. Já cantavam os Semisonic no auge de 98, “(…) every new beginning, comes from other beginnings’s end”, há quem atribua a frase a Séneca, mas se for para pormos as mãos nos fogo, apostamos nos Semisonic (convidamos o leitor que se sinta possuído por uma curiosidade avassaladora sobre este tema a investigá-lo e a escrever-nos caso encontre uma resposta).
Queremos que a transição para esta nova fase, que os nossos leitores se preparam para embarcar seja o mais fluída possível. De forma a estarmos à altura deste desafio, resolvemos ler um conjunto de artigos desde o Harvard Business Review à Forbes, e partilhar o que descobrimos ao longo das nossas leituras.
- Faça do primeiro dia, um Catch up-day: Se puder evitar marcar reuniões para o primeiro dia, faça-o. Reserve este dia para rever o que ficou para trás. O seu email não foi de férias consigo, e é capaz de se ter vingado na sua ausência. Apesar de não ser uma perspectiva propriamente aliciante, pôr os emails em dia ajudá-lo-ão a situar-se e a relembrar-se de assuntos que ficaram perdidos ou suspensos no que parece ter sido numa outra vida;
- Stay Connected: Com a chegada de setembro as equipas voltam a ganhar forma, quem sabe, talvez até entrem pessoas novas! Utilize este reencontro como pretexto para combinar almoços, jantaradas ou uns after-work drinks à moda inglesa-na falta de pubs, vai-se ao quiosque, as férias acabaram, mas o bom tempo não (esta semana de chuva é um mero devaneio temporário);
- Não subestime o poder de uma dose diária de alone time: Ser o primeiro a chegar tem as suas vantagens. Por mais que se goste do convívio e da vivacidade de um escritório bem composto, o tempo a sós, em que o silêncio impera e não existem interrupções, pode ser o que precisa para se organizar e entrar com o pé direito no dia que tem pela frente. Se Einstein era fã, quem somos nós para duvidar: “The monotony and solitude of a quiet life stimulates the creative mind";
- Faça pausas. Os nossos leitores mais atentos saberão, que em tempos, já nos debruçámos sobre a importância de fazer pausas ao longo de um dia de trabalho. Pode ser sobre forma do típico “cafézinho”, de um snack mais, ou menos, saudável - isso fica à consciência de cada um - de três scrolls no instagram, ou até, de um tête-á-tête na copa, para os mais fofoqueiros;
- E não se esqueça, traga um bocadinho das férias consigo. Não falamos apenas de contagiar a equipa com aquela boa disposição típica de quem acaba de vir de férias, mas sim, de tentar não abdicar de certos hábitos que foi ganhando ao longo dessas semanas. Continue a ir à praia ao final do dia, vá ao cinema, ao teatro, assista a um concerto, saia com amigos, passe o fim de semana fora, etc! Mantenha as férias vivas no seu dia-a-dia.
Sabemos que o regresso ao escritório pode ser desafiante, contudo estar rodeado das pessoas certas, é meio caminho andado para enfrentar todos e quaisquer desafios que possam surgir nesta nova fase. E assim terminamos com um último conselho directamente do tapete do nosso escritório: que entremos todos nesta rentrée com GOOD VIBES ONLY!