Hoje em dia, é comum a disponibilização da funcionalidade de versões escuras em qualquer app ou website e os utilizadores ficam entusiasmados e usam-na com frequência. Mas será que as pessoas sabem realmente o que é o dark mode e as vantagens do mesmo?
Não confunda, - o dark mode não é a mesma coisa que o modo noturno. O modo noturno não altera a cor branca do fundo, apenas ajusta as cores para diminuir a incidência de luz azul para ser possível descansar a vista. Por outro lado, o dark mode consiste num interface que contém texto e elementos com cores vivas num fundo escuro, para fazer contraste.
O dark mode é utilizado quando se pretende destacar alguma coisa ou algum tipo de conteúdo. Exemplos como o Spotify, a Netflix ou a Steam são conhecidos por utilizarem o dark mode nas suas plataformas, para focar a atenção do utilizador nas cores vibrantes das capas dos álbuns, das thumbnails e dos jogos. Este modo escuro tornou-se numa forma de acessibilidade para pessoas que, por exemplo, sofrem de algum tipo de desconforto visual (glaucoma, ceratocone ou astigmatismo) ou que sofrem de daltonismo.
Posto isto, aqui ficam algumas vantagens do dark mode:
- Permite personalização: é possível combinar modos de cor, alterar a intensidade do brilho e dos contrastes e com isto personalizar o look & feel do website ou da aplicação;
- Economiza bateria: reduz o brilho do seu ecrã, ajudando a economizar a bateria do seu dispositivo;
- Reduz a emissão de luz azul: a exposição à luz azul durante um grande período de tempo pode causar cansaço ocular e pode, também, causar dificuldade para dormir;
- Reduz a exposição dos olhos a brilhos: com o dark mode o brilho dos ecrãs diminui substancialmente fazendo com que a visualização por parte dos utilizadores seja mais confortável.
O dark mode tem vindo a ganhar aderência por parte dos utilizadores e já é possível vê-lo implementado em várias apps e sites. O objetivo destes é sempre o mesmo: melhorar a experiência do utilizador, maximizar o tempo de permanência no site ou na app e aumentar a conversão.
Aos utilizadores que gostam de usar esta funcionalidade alerto que a maior parte das pessoas utilizam o dark mode de forma errada ou seja, deixam este modo ligado o dia todo quando na verdade é suposto estar ligado apenas à noite ou em ambientes de pouca luminosidade. Hoje em dia existem dispositivos que permitem programar o dark mode, para ser possível determinar quando é que queremos que este fique ativado.
Este modo escuro veio para ficar e está nas trends de webdesign que começaram em 2021.