Este dia pode trazer vários benefícios para o seu negócio, tais como a angariação de novos clientes/leads que provavelmente não conheciam a sua empresa e que são ativados com a campanha; os clientes recorrentes, que já adquiriram alguma coisa da sua loja anteriormente e nunca mais voltaram, podem voltar nesta altura, se conseguir uma divulgação forte, uma campanha atrativa e uma experiência bem sucedida.
Tendo em conta todos estes fatores, apresentamos alguns pontos importantes que deve ter em conta quando pensa em participar neste dia de descontos incríveis e nos resultados que pretende obter com o mesmo, via website ou loja online.
Criar uma landing page para a Black Friday
É muito vantajoso criar uma landing page dedicada à Black Friday no seu site, pois assim os utilizadores conseguem encontrar o que pretendem de forma mais rápida e haverá mais facilidade na pesquisa. Focar a atenção do utilizador e afunilar o caminho são dicas importantes para converter!
Utilize elementos gráficos “chave” na landing page
Na sua landing page deve ter em conta que é importante utilizar elementos gráficos que sejam suficientemente diferenciadores e que chamem à atenção para o utilizador perceber que se trata da Black Friday. Deixamos alguns exemplos:
- Criar elementos específicos: novos banners, símbolos de desconto, mudar o header ou o footer, um esquema de cores só para a Black Friday ou até mesmo um logotipo ligeiramente diferente, são formas de o cliente conseguir perceber que se trata de uma página dedicada a esta campanha;
- Adicionar uma contagem decrescente: estudos dizem que os consumidores começam à procura de descontos em Outubro, o que significa que provavelmente irão visitar o seu site antes da época da Black Friday. A ideia de ter uma contagem decrescente no seu site para este dia, irá mostrar ao consumidor que se está a preparar para os descontos que estão para vir;
- Simplifique o workflow, maximize a experiência: o design da sua landing page ou do seu site, nesta época, deve ser simples para o consumidor conseguir encontrar tudo o que procura e precisa de forma rápida e eficaz. É importante minimizar o número de clicks e tornar o processo de checkout simples e intuitivo.
Otimize a página do carrinho de compras
Numa loja online, é muito importante ter a página do carrinho de compras bastante otimizada para que o consumidor, uma vez entrando no funil de compra, não se disperse e converta numa venda. São facilitadores de conversão:
- Ter várias opções de entrega: é muito relevante colocar várias opções de entrega para ser possível corresponder às necessidades do consumidor. Opções como levantamento da encomenda numa loja, entrega ao domicílio e os custos;
- Oferecer vários métodos de pagamento: é necessário ter disponível uma variedade de métodos de pagamento, pois se não é possível encontrar o método de pagamento que se pretende, as pessoas vão desistir da compra;
- Possibilidade de criar uma conta no site ou entrar numa já existente: esta funcionalidade é bastante relevante, pois os utilizadores pretendem criar uma conta no seu site para poder ter acesso a informações relativamente às suas encomendas. A opção de fazer login na página do carrinho não deve ser esquecida.
A Black Friday é uma ocasião que junta um grande número de consumidores que procuram as melhores oportunidades para obterem aquilo que desejam ao melhor preço. O seu papel, como fornecedor de um serviço ou produto, passa por tornar toda a experiência da compra online simples, fácil e eficaz para o utilizador.