Segundo o estudo da Salesforce “State of the Connected Customer”, realizado junto de mais de 15 mil clientes B2C e B2B em todo o mundo, 80% dos consumidores diz que não só são importantes os produtos e serviços que uma empresa oferece, mas toda a experiência da relação conjunta que estabelecem.
Hoje em dia os clientes não interagem apenas com o que oferece no seu core business, mas investem o seu tempo e a sua atenção nas experiências que têm com a sua empresa, com os seus colaboradores; e que se prolongam ao longo do tempo, dos anos, se tiver uma abordagem comercial completa, ou seja, se conseguir estar em todas as fases da sua jornada: descoberta, avaliação, compra, utilização, fidelização e recomendação.
Agora que vamos entrar numa fase de reiniciar relações, seja online, seja offline, é muito importante apostar nesta ligação contínua com o seu target e envolvê-lo com toda a empresa, já que esta ligação vai muito mais além do que apenas com um colaborador específico, ou com determinado departamento. E esta é a grande oportunidade que a nova fase de desconfinamento lhe traz…otimizar a experiência e gestão das relações.
Uma das ferramentas que tem a seu favor para esta “re” - construção é o site. Este deve refletir a sua imagem para o mercado, para o mundo…deve impactar com um look&feel clean, moderno, atualizado, com notícias e artigos relevantes para o seu target. É muito desanimador entrar em sites, ou mesmo páginas de redes sociais e perceber que o último artigo partilhado/atualizado é de “2018” … ou não ter uma forma rápida e eficaz de chegar ao seu contacto direto, ou ainda o utilizador não ficar rapidamente esclarecido relativamente a determinado serviço que presta/produto que vende.
É urgente que o site seja um dos maiores ativos, o seu “cartão de visita” mais estratégico na gestão de toda a relação, pois mesmo que o cliente muitas vezes até vá presencialmente ao seu encontro, também se irá deslocar entre os diferentes canais ou pontos de contacto que lhe disponibiliza, podendo mesmo retomar a conversa num canal diferente de onde a iniciou, valorizando uma experiência consistente em todas as fases da consumer journey.
Chegou a hora certa para implementar uma cultura, agilidade e inovação contínuas no seu negócio, pois só assim irá aumentar o seu valor e reforçar a fidelização de quem o procura. Mostre que conhece os seus clientes, que sabe do que precisam, e dê este passo na personalização da comunicação, porque só se mantendo ativo nos seus canais de comunicação consegue manter uma relação de qualidade, duradoura e diferenciadora nos dias que que correm, e nos novos que hão-de vir.