Trabalho no sector do marketing digital que, ao contrário de outros sectores, tem registado felizmente um aumento da procura por novos websites e novas lojas online, no nosso caso particular. Mas este ano, e depois de quase 5 meses a trabalhar remotamente, sempre online, sempre on call, está a custar mais ir de férias. Tenho sentido o mesmo com as outras pessoas da equipa. Tem sido mais difícil “desligar o botão”. Há sempre uma chamada ou um whatsapp de quem está de férias a perguntar pelo projeto “A” ou “B”, ou se precisamos de alguma coisa. Tornou-se habitual esta disponibilidade. E logo este ano em que mais do que nunca é essencial recarregar energias. Tem sido muito intenso a todos os níveis para todos.
Claro que, trabalhando no nosso meio nunca desligamos a 100%, é certo. Temos de ter equipa de manutenção e os developers sempre operacionais, e os projetos não param porque vamos de férias. De qualquer forma tenho sentido que, para além da equipa técnica, também aos criativos lhes está a custar abandonar a meio os projetos onde estavam tão envolvidos, e mesmo a nós, gestores de projeto, também estamos com dificuldade em passar os novos desenvolvimentos que temos em mãos.
A relação com os nossos clientes é forte, sempre foi, mas sinto que precisam de nós mais do que nunca…queremos continuar a ir ao encontro desta entrega que lhes damos, mesmo estando de férias, e a garantir que tudo corre como esperado. Parece-me que este é o ano em que é ainda mais evidente este “vestir de camisola” de cada um de nós. Estamos todos mais sensíveis a cada necessidade, mais envolvidos com cada cliente…parece que temos os seus projetos como se fossem os nossos próprios projetos pessoais também.
As expectativas são grandes para setembro…mês de recomeços, mês de energias renovadas. E vamos ter lançamentos em força este ano. Os clientes vão de férias, mas os projetos mantêm-se ongoing. Confiamos muito uns nos outros, somos uma equipa forte e muito unida, mas de facto está a ser um ano estranho e mais difícil de “passar a pasta.”
Boas férias a quem já está a aproveitar e nos lê.
Boas férias a quem, como eu, ainda vai!