Inovação versus Eficiência
Inovação não é eficiente mas sem ela não seria possível tornar processos mais eficientes. Como é que isto funciona?
Inovação não é eficiente mas sem ela não seria possível tornar processos mais eficientes. Como é que isto funciona?
Eficiência significa mais por menos, são mais kms por litro, mais luz por watt, mais palavras por minuto. Sempre que temos mais por menos estamos a melhorar a eficiência, mas sabemos que em todos os processos encontramos entraves à eficiência e isso pode ser um problema!
A inovação é a resposta a problemas reais. É um processo de tentativa e erro, experimentação e testagem com o intuito de resolver um problema. É pegar numa ideia e mesmo que não funcione à primeira continuar a ver a luz ao fundo do túnel. É insistir nessa ideia até conseguir obter o resultado pretendido.
Se queremos ser inovadores não podemos ser eficientes. São processos muito diferentes no seu âmago. Não há problema em não ser sempre inovador, mas também não há problema nenhum em pegar numa inovação exterior e implementá-la de uma forma eficiente na sua estrutura e resolver um problema.
O ideal nesta dicotomia é encontrar um equilíbrio que permita seguir em frente com sucesso. Sabendo que não podemos ser sempre inovadores é importante saber quando é urgente apostar na inovação de forma a tornar processos mais eficientes no futuro!