Leadership Insights: O papel da liderança no talento dos outros
Cada um de nós carrega dentro de si um conjunto único de talentos que, quando descobertos e cultivados, podem deixar uma marca nos outros e no mundo.
Cada um de nós carrega dentro de si um conjunto único de talentos que, quando descobertos e cultivados, podem deixar uma marca nos outros e no mundo.
O talento distingue-nos e direciona-nos! Pode manifestar-se de várias formas: uma habilidade artística, uma mente analítica, o dom para a comunicação, o rigor no detalhe, a capacidade de liderar ou simplesmente o talento de saber cuidar. Descobrir esse talento é um ato de autoconhecimento e coragem e é a base para entender o nosso papel perante a equipa onde nos inserimos, a nossa família e o mundo em geral.
O talento está, muitas vezes, intimamente ligado com o que gostamos de fazer. Se perguntarmos a uma criança pequena “qual é o seu talento?”, ela provavelmente irá responder com algo que adora fazer. Esse prazer é um indicador fundamental do verdadeiro talento. O que fazemos com facilidade e alegria pode ser a chave para descobrir o nosso próprio talento.
Talvez o meu talento esteja ligado à capacidade de me entusiasmar com o talento dos outros e de os ajudar a potencializar as suas próprias habilidades. Movem-me as pessoas, os seus passos, a sua capacidade de fazer mais e melhor em tantas frentes. Entusiasma-me promover o potencial dos outros e desafiá-los a ir mais longe.
Liderar é ajudar cada um a descobrir e desenvolver o seu talento. Sinto uma genuina alegria com as conquistas da equipa que lidero, com a forma como ultrapassam desafios e se superam. É essa a fonte que alimenta o meu próprio talento. A resiliência e foco a que assisto no processo criativo dos que me rodeiam faz-me lembrar Picasso que dizia “…a inspiração quando chega, encontra-me a trabalhar”.
Acredito que o verdadeiro papel da liderança está em desenvolver os outros além das competências que eles sabem que têm, ajudando-os a descobrir o seu próprio talento e com isso, quem sabe, descobrir o seu legado com um impacto multiplicador no mundo.
Maria Cabral de Sousa
CEO, Softway