A criatividade para mim é como a maçã que cai na cabeça de Newton. Quando menos esperamos, durante o passeio de almoço pelo jardim fora do escritório - BANG! É isto! Finalmente a solução que precisava! Torna-se natural as ideias surgirem quando não estamos a força-las a aparecer, estão apenas no nosso fundo durante o dia e aparecem inúmeras soluções quando não as forçamos. Por agora, que não temos os passeios criativos, que não temos a nossa equipa tão perto para discutir ideias ... como ser atingido pela maçã de Newton?
Nunca é simples ser criativo, mas em tempos isolados e longe de tudo como é que conseguimos ter uma ideia para o grafismo top daquele website que queremos criar ou para uma solução diferente que queremos implementar? Todos estamos a sentir o mesmo. Conseguimos finalmente auto-avaliar os problemas que todos temos - porque todos estamos em casa a procura de soluções online. Os designers são solucionadores de problemas, sabiam? Como é que conseguimos esquecer o stress lá fora e criar, dentro das nossas casas, soluções?
O melhor será adquirir novos “passeios virtuais". A nossa equipa apesar de longe continua apenas a uma videochamada de distância. Existe agora mais que nunca, uma confiança e conforto de discussão para todos se ajudarem em equipa, "Já experimentaste isto?", "Olha encontrei isto pode te ajudar", "Dá-me 10m que já vemos isso juntos." - a nossa conexão por estarmos a passar pelo mesmo torna-nos colaboradores na criatividade.
Como nós, o resto do mundo está em casa, mas ninguém parou. A Internet está repleta de informação, novas ideias e muitos problemas - mas estamos todos online a tentar responder ao mesmo tempo com soluções e haveremos todos de conseguir lá chegar.
Deixo aqui as minhas tácticas para manter a criatividade a fluir e serem atingidos com muitas "maçãs" durante esta quarentena.
- Manter-se ativo, eu sei que é difícil, mas só o andar de uma lado para o outro em casa ajuda a ter ideias! Se calhar a solução pode estar na cozinha ou na sala - só saberemos se lá formos!
- Navegar ainda mais na internet - procurar soluções com os nossos pares internacionais, muitos webdesigners e criativos estão em casa com os mesmos problemas que nós e existem inúmeros blogs, sites e plataformas de discussão. Arrisque e inscreva-se num deles, crie uma nova equipa como extensão da sua. Novas pessoas para avaliar um problema ajuda sempre, e agora temos milhões delas!
- Descobrir um novo hobby - ser criativo não é apenas trabalhar como webdesigner é também explorar outros campos da criatividade - quem sabe talvez as suas novas tácticas de ponto-cruz podem influenciar uma nova trend online! Pixeis e ponto cruz talvez tenham mais em comum do que pensamos ...
- Comunicar problemas - mais do que nunca agora que estamos todos a sentir o mesmo medo, ansiedade e isolamento. Ser criativo é partilhar o problema para o solucionar. Nestes tempos, mais que nunca, vamos encontrar soluções nas pessoas mais improváveis. Se calhar até em nossa casa sempre tivemos alguém da nossa família com muitas ideias que nunca pensámos que também tinham o BANG da maçã ...