Hoje em dia, a melhor forma de se destacar no mercado é dar o que os seus clientes precisam, através de proximidade de pessoas, e para com as pessoas. Tão ou mais importante do que entender as suas necessidades, é construir no sentido de dar uma voz à sua marca, um carimbo de confiança à sua oferta de produtos e serviços, e assim reforçar a proximidade com quem se interessa e chega até si. Ao humanizar as suas relações com clientes, sem esquecer também os parceiros, está a construir relações fortes e fiéis com o seu target e a influenciar mais e melhor as suas decisões de compra, a sua lealdade.
Deixo 4 pilares por onde pode começar a delinear a sua estratégia H2H:
- Empatia: coloque-se no lugar do seu cliente. Ao fazê-lo, vai perceber e sentir que o compreende e que se preocupa com o que precisa e procura;
- Personalização: conheça o seu cliente, quem é, a sua vontade e desejos. Trate-o pelo nome, conheça o que gosta e o que não gosta. Só assim se sente ouvido e respeitado, e a relação fica fortalecida;
- Autenticidade: seja o mais transparente possível na forma como conduz o seu negócio, no que comunica, no que tem para oferecer. Seja honesto nas decisões que toma, e na forma como as faz, por exemplo, quando pede dados pessoais, explique como os vai utilizar;
- Inspiração: simplifique a linguagem, torne-se próximo e objetivo…seja autêntico. Ofereça aos clientes sempre mais do que precisam ou procuram.
Ainda é cedo para ser radical e dizer que já não existe mais B2C ou B2B, mas sim tudo é H2H, mas a verdade é que é para esta estratégia que sinto que caminhamos a toda a velocidade, onde a humanização das relações é cada vez mais essencial e diferenciadora. Num mundo onde assistimos a uma exponencial automatização dos processos e a uma revolução tecnológica, esta estratégia vai ganhando mais peso ainda, porque as pessoas a valorizam mesmo, e precisam dela.