Embora seja agradável ter um website abrangente que oferece toda a informação que o seu público-alvo precisa, nem sempre é a melhor abordagem. Por vezes é simplesmente mais eficaz ter uma landing page ou um microsite totalmente autónomo dedicado a um tópico específico, que enaltece o mesmo e foca a atenção do visitante.
O que é um Microsite?
É, como o nome indica, um website pequeno, com poucas páginas ou mesmo só uma página de conteúdo detalhado sobre um determinado assunto, de forma a captar e manter a atenção:
- num produto específico, por ex.: usado no lançamento de um novo produto;
- num serviço específico;
- na apresentação de um concurso;
- no lançamento de um evento, conferência…
Quando grandes marcas como a McDonald's ou a Coca-cola organizam um concurso, geralmente criam um website separado para a duração do período de inscrição nos sorteios, uma vez terminado o concurso, eles retiram o website. Este é um excelente exemplo de um microsite em ação.
Embora possam ser para alguns fins de tráfego orgânico, não fazem frequentemente parte de uma estratégia de SEO - Search Engine Otimization - de longo prazo, servem antes um propósito concreto, geralmente de curta duração e, uma vez concretizado o objetivo, o microsite é geralmente desligado e o tráfego do mesmo apontado para o website global da marca.
Que benefícios pode encontrar?
- Oportunidade de destacar um tema ou produto específico
Potência uma maior atenção do consumidor. Um bom exemplo que encontramos frequentemente é uma imobiliária criar um microsite autónomo para destacar uma propriedade ou empreendimento de topo e garantir que recebe o nível certo de atenção.
- Fazer testes inteligentes
Estes pequenos sites são geralmente uma boa oportunidade para testar o mercado e perceber o que resulta melhor, antes de evoluír para sites mais detalhados e complexos.
- Maior agilidade
Pela sua menor dimensão e complexidade de conteúdos, um microsite é mais fácil e rápido de criar e envolve geralmente investimento mais baixo, em contraste com projetos maiores que exigem meses a serem desenhados e programados.
Se acredita que um microsite pode ser a abordagem certa ao que pretende, lembre-se que o primeiro passo é definir um propósito claro focado num único objetivo. Isto vai ajudá-lo a colocar o ênfase num assunto específico e a definir os conteúdos. Com tudo isto ficará fácil encontrar o grafismo certo e os call to actions que levam o visitante a cumprir o que pensou para ele. E monitorize, monitorize sempre, para perceber o impacto que teve.