Não há conteúdo sem forma

O papel do conteúdo numa estratégia de comunicação digital é indiscutível, mas não há conteúdo sem forma e os conteúdos devem ser fluídos como a água, adaptando-se ao canal que lhes dá forma.

Maria Cabral de Sousa
Nov 16 2021 • 2 min leitura
Não há conteúdo sem forma

Content is like water é uma citação de Josh Clark, um designer de Brooklyn, adaptada da célebre frase de Bruce Lee:

You put water into a cup it becomes the cup.
You put water into a bottle, it becomes the bottle.
You put it in a teapot, it becomes the teapot.
Be water, my friend.

É absolutamente brilhante esta analogia, reforçando que o conteúdo tem de ser responsive, flexível e adaptar-se ao canal. Hoje o meu foco não é apenas websites mobile responsive e a forma como o conteúdo tem de se adaptar necessariamente aos diferentes ecrãs e dispositivos para uma boa experiência do utilizador. Sabemos que isto não é um luxo, mas uma necessidade.

Hoje destaco o conteúdo, e o poder do seu papel ao longo da jornada do consumidor. Destaco a forma como o conteúdo se tem de adaptar ao canal onde vai ser comunicado: website, redes sociais (LinkedIn, Instagram, YouTube, Facebook … em cada uma de forma diferente), na imprensa, TV, rádio …

Aqui ficam algumas abordagens que geram conteúdos distintos para diferentes fases da jornada do consumidor:

  • Conteúdo que capta - é aquele que nos faz parar o ecrã para ler quando estamos a passear num site; nos “força” a clicar no som do vídeo quando estamos a passear no Instagram, nos leva a clicar no link para “read more”, quando estamos a ler um artigo no LinkedIn … no fundo é o tipo de conteúdo que nos desperta e faz parar!
  • Conteúdo que envolve - é aquele que nos mantém “agarrados” e nos prende a atenção.
  • Conteúdo que converte - aqui o intuito é transformar quem nos vê em lead (ex.: num registo) aproximando-o mais e tornando-o num potencial de venda.
  • Conteúdo que promove - é aquele tipo de conteúdo que promove a partilha por quem o vê. É feito geralmente com o objetivo de ser facilmente partilhável por quem já gosta da sua marca, pelos seus seguidores ou embaixadores.

Os formatos de conteúdo são muito variados, podem ser: artigos, posts, e-books, webinars, vídeos, fotografias, ilustrações, infográficos, áudios - tudo que a criatividade permitir.

O importante é produzir o conteúdo certo adaptado ao canal certo. Não se esqueça: os conteúdos devem ser fluídos como a água, moldando-se ao canal onde estão a ser divulgados.

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