Não há conteúdo sem forma
O papel do conteúdo numa estratégia de comunicação digital é indiscutível, mas não há conteúdo sem forma e os conteúdos devem ser fluídos como a água, adaptando-se ao canal que lhes dá forma.
O papel do conteúdo numa estratégia de comunicação digital é indiscutível, mas não há conteúdo sem forma e os conteúdos devem ser fluídos como a água, adaptando-se ao canal que lhes dá forma.
“Content is like water” é uma citação de Josh Clark, um designer de Brooklyn, adaptada da célebre frase de Bruce Lee:
You put water into a cup it becomes the cup.
You put water into a bottle, it becomes the bottle.
You put it in a teapot, it becomes the teapot.
Be water, my friend.
É absolutamente brilhante esta analogia, reforçando que o conteúdo tem de ser responsive, flexível e adaptar-se ao canal. Hoje o meu foco não é apenas websites mobile responsive e a forma como o conteúdo tem de se adaptar necessariamente aos diferentes ecrãs e dispositivos para uma boa experiência do utilizador. Sabemos que isto não é um luxo, mas uma necessidade.
Hoje destaco o conteúdo, e o poder do seu papel ao longo da jornada do consumidor. Destaco a forma como o conteúdo se tem de adaptar ao canal onde vai ser comunicado: website, redes sociais (LinkedIn, Instagram, YouTube, Facebook … em cada uma de forma diferente), na imprensa, TV, rádio …
Aqui ficam algumas abordagens que geram conteúdos distintos para diferentes fases da jornada do consumidor:
Os formatos de conteúdo são muito variados, podem ser: artigos, posts, e-books, webinars, vídeos, fotografias, ilustrações, infográficos, áudios - tudo que a criatividade permitir.
O importante é produzir o conteúdo certo adaptado ao canal certo. Não se esqueça: os conteúdos devem ser fluídos como a água, moldando-se ao canal onde estão a ser divulgados.