Quantas pessoas entram no seu escritório ou passam à porta da sua loja em cada dia? Quantas pessoas vêm o mupi que mandou pôr em todas as estações de autocarro? … passam os olhos no artigo que publicou no linkedin ou no post que, orgulhosamente, deixou no Instagram? Quantas pessoas veem na TV, no Youtube ou no Instagram o vídeo que produziu, com tanto empenho, para mostrar ao mundo o propósito da sua marca?
Serão muitas, claro! mas certamente menos do que as que entram no seu site todos os dias, seja como resultado de todas as campanhas ativadas neste imenso universo digital, seja porque pesquisam na web e se deparam com o seu site, entram, navegam, pesquisam e aprofundam para tomar uma decisão.
O universo digital onde a sua marca tem de estar presente é muito vasto e todos os canais de comunicação são relevantes e merecem ser considerados. Só não pode confundir canais de comunicação com pontos de conversão.
O seu website é um ponto de conversão! É no seu site que os utilizadores vão “aterrar”, navegar e interessar-se ao ponto de submeter um pedido de contacto via formulário, subscrever uma newsletter, pedir mais informação de um serviço ou produto, candidatar-se a uma vaga de emprego e, no caso de uma loja online, comprar um produto. É no seu site que as suas pessoas ficam mais tempo retidas, se informam mais a fundo e tomam decisões.
Este processo tem um nome - é o chamado funil de conversão - é o mapeamento das etapas pelas quais um cliente passa, desde a sua primeira visita no site de uma empresa, até a aquisição de um produto ou serviço. As fases do funil podem ser divididas nas seguintes etapas:
A Atração é o número de visitantes que consegue trazer para o seu site. Quanto melhor o posicionamento orgânico do seu site (SEO – Search Engine Otimization) e mais atrativas as campanhas que faz nos vários canais com linkes para o seu site, melhor!
A Captura é o número de leads, são os interessados em qualquer coisa. Quanto melhor o design (usabilidade e experiência) e o story-telling de cada página, mais fácil é transformar um utilizador num interessado disposto a “dar-nos alguma informação sobre si mesmo” (registar-se, contactar por formulário, submeter um registo para receber newsletter, …)
A Conversão é o número de SQLs (Sales Qualified Lead). No fundo é a capacidade da sua equipa dar resposta às leads recebidas via site da forma certa (com um telefonema, por email, num chat, ou inserindo-a na base de dados de pessoas com quem comunica regularmente com envio de uma campanha via email marketing; envio de uma newsletter) transformando-as em interessados fiéis da sua marca e defensores do nível de serviço que lhes presta.
A Venda é o número de clientes que angaria via site. Aqueles que depois de passarem pelos processos acima de facto chegaram a clientes. É muito fácil de analisar num negócio e-commerce e mais difícil de quantificar num site de serviços, mas ainda assim muito, mas mesmo muito relevante.
Por tudo isto, quando pensa em fazer o seu site, lembre-se que está a fazer a maior porta de entrada de visitantes, com o maior potencial de conversão em clientes … o seu funil digital. Os termos “sexy e americanados” de que tanto ouve falar neste mundo web, performance, organic positioning, page speed, conversion, user experience, storytelling, security, data protection … são palavras atuais que se resumem numa palavra antiga aplicada ao digital: Funil.
Nós por cá adoramos funis! Difícil foi escolher a fotografia mais pura que os representa.