Marc Augé explora o conceito de “não-lugares” (aeroportos, centros comerciais, autoestradas, etc.) e explica como estes espaços são caracterizados pelo anonimato e pela falta de ligações sociais significativas. As pessoas passam frequentemente por todos estes sítios sem nunca estabelecerem relações duradouras com os mesmos, ou sem se envolverem em atividades significativas.
Augé considera que os “non-places” podem criar uma sensação de deslocação e alienação nas pessoas, uma vez que as pessoas se deslocam através deles sem haver um forte sentimento de pertença aos mesmos. Toda a análise feita no livro serve como um exame crítico dos aspetos desumanizadores da sociedade contemporânea, onde as pessoas são cada vez mais definidas pelos seus movimentos através dos não-lugares.
Nos tempos de que correm, este conceito já não são se aplica apenas a lugares físicos. As redes sociais ou o gaming, são facilmente mundos em que as pessoas perdem noção do tempo e do espaço em que muitas das interações são superficiais e limitadas, carecendo de ligações profundas.
Mas será que um website também pode ser considerado um “non-place”?
Sim, o conceito também pode ser aplicado a sites pouco eficientes, como por exemplo:
- Natureza transitória: Os websites são frequentemente visitados para fins específicos. Os seus utilizadores pretendem encontrar informações ou concluir uma tarefa, como ler um artigo ou fazer uma compra e, caso não consigam, abandonam o site. Esta qualidade transitória é semelhante à forma como as pessoas se deslocam nos aeroportos ou estações de comboio no mundo físico;
- Alienação: Na ausência de um UI/UX - User Interface/User Experience - claro e bem fundamentado, o utilizador pode sentir-se overwhelmed e ter a sensação de que está a navegar em loop, sem objetivo nem propósito, abstraindo-se do motivo que o levou a entrar no site;
- Falta de identidade: Muitos sites carecem frequentemente de uma identidade visual, e optam por um design genérico. Como resultado tendem a não se destacar em relação à concorrência e facilmente se tornam um “non-place”.
Como evitar que o seu site se torne num “non-place”?
É importante perceber que nem todos os websites se enquadram no conceito de “não lugar” de Marc Augé. Através da criação de uma identidade única, de uma experiência de UI/UX positiva e de um design responsive, é possível evitar que o seu site se torne num “non-place”. Um website bem construído garante o aumento do tempo de interação do utilizador dentro do mesmo, e assegura que o utilizador consegue encontrar aquilo que procura.