No que toca a melhorar o desempenho de um website os web designers fazem tudo ao seu alcance para conseguir o menor tempo de carregamento possível. Desde os primórdios da internet que esta é uma questão fulcral no desenvolvimento de um website, e hoje em dia este tema prende-se especialmente com uma melhor experiência de utilização.
Certamente já todos ouvimos falar em JPG e PNG, os formatos mais comuns de imagem na web, mas evidentemente estes formatos têm limites de compressão que se mantinham inalterados há muitos anos. Nesse sentido a Google desenvolveu um novo formato WebP que pretende agitar este paradigma da otimização de imagens. A Google afirma que este formato consegue ser 26% mais leve do que um PNG e 25% a 34% mais leve do que um JPG sem perdas de qualidade e mantendo a possibilidade de transparência nas imagens.
Este novo formato WebP parece fazer magia. Na grande maioria das situações ele consegue obter ficheiros significativamente mais leves mantendo uma elevada qualidade visual. O suporte de browsers é muito abrangente e de acordo com o website Can i Use 96% dos browsers suportam a sua utilização, sendo que os restantes 4% pertencem a browsers completamente desatualizados.
Como o formato MP3 começou a mudar a forma como ouvimos música, o WebP irá progressivamente passar a ser a regra de utilização na web, possibilitando uma navegação mais rápida sem comprometer a qualidade das imagens que são hoje em dia essenciais para qualquer website.