Se tiver algum conhecimento sobre SEO (Search Engine Optimization) e o utilizar nas suas estratégias de produção de conteúdos para a web, então trabalha diariamente para ser relevante para quem pesquisa, conseguindo estar no topo dos resultados de pesquisa orgânica do Google.
A utilização das palavras-chave relevantes e dos termos certos relacionados com o assunto principal em todo o conteúdo é uma das premissas mais importantes para uma boa classificação numa pesquisa.
Como evitar ser desindexado
- Mantenha os olhos bem abertos;
Verifique sempre se as suas páginas estão a funcionar corretamente ao vivo, certifique-se de que não há nenhum bug, e planeie inspeções recorrentes para o manter atualizado;
- Resolva problemas o mais rápido possível;
Se precisar de corrigir algo no seu website, tente fazê-lo o mais rapidamente possível, e use um código de resultado 503, para que o Google "saiba" que se trata de uma interrupção temporária e volte a verificar.
- Tenha um Plano B, ou seja, se tiver que fazer uma manutenção planeada tenha sempre uma versão estável que possa pôr online com a ajuda da sua equipa de suporte.
- Certifique-se que tem uma “page not found” com um CTA para a Home;
Assim, se houver uma página do seu site em baixo, ou que, por alguma razão, foi removida, o link nos motores de busca irá encaminhar os visitantes para uma segunda página não encontrada com um botão call to action que lhe permita voltar à homepage do site.
Atenção que se tiver uma das suas páginas desindexadas durante mais do que apenas alguns dias, não é garantido que quando estiver de volta online, a página seja classificada exatamente como era anteriormente. Poderá sofrer fortes flutuações durante algum tempo até ter tudo de volta.
As implicações de ser desindexado
É importante ter em mente que uma página desindexada ou uma classificação flutuante no Google pode resultar em menos visitas ao site, menos tráfego e em múltiplos efeitos em índices para além das visualizações de páginas, nomeadamente o page rank do seu site no google pode baixar.
Há muitos outros índices que podem ser impactados, tais como a conversão de leads, novas oportunidades de negócio, e consequências na quebra de links noutras páginas internas e externas que tivessem ligações com a página desindexada.
Em suma ser desindexado pelo Google é uma má notícia, mas não é o fim do mundo, se tomar medidas rapidamente, o seu site pode recuperar, comece por identificar e corrigir o problema que causou a desindexação do seu site, depois existem mecanismos de pedido de indexação Google para acelerar a reindexação do seu site enquanto duplica os seus esforços de SEO.