O número de clicks importa nos websites?
Qual será o número de clicks ideal até chegar a um serviço, efetivar uma compra, deixar um email, preencher um formulário, ou até mesmo entrar em contacto diretamente através do seu site?
Qual será o número de clicks ideal até chegar a um serviço, efetivar uma compra, deixar um email, preencher um formulário, ou até mesmo entrar em contacto diretamente através do seu site?
Quando desenvolve um website, quer ter a certeza que os utilizadores carregam no maior número de CTA (Call to Actions) e funcionalidades ao longo do seu site, ou seja, nos links ou botões que convidam a uma ação. É importante perceber que existe uma espécie de “psicologia do click”, porque há uma lógica e motivação que levam os utilizadores a interagir com os conteúdos dos sites, em particular os mais estratégicos que queremos incentivar a converter numa ação específica. Para isso deve ter em mente despertar nos utilizadores 4 grandes objetivos: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.
Mas então, será que o nº de clicks importa? Ou será mais essencial a relevância dos conteúdos e a forma como os apresentamos para direcionar os utilizadores às ações que pretendemos?
É mais importante garantir valor e relevância do conteúdo que acompanha cada passo que o utilizador faz ao navegar no site, ainda que de forma simples, para conduzi-lo no workflow que pretendemos, até porque nalguns casos, muitos passos simples têm uma melhor performance que poucos passos confusos. Para isso, tenha em atenção os seguintes tópicos:
No fim do dia, o maior ou menor nº de clicks não deve ser a sua preocupação principal, mas sim o valor que está a criar na experiência de navegação dos utilizadores, na “história” que conta ao longo do site e na simplicidade dos passos para aumentar os níveis de interação com o seu conteúdo, aumentando a CTR (taxa de clicks) e colocando o site ao serviço dos seus objetivos de negócio.