A importância da estratégia em projectos web
- Defina uma visão clara
Um projecto web de sucesso começa com uma visão bem definida que descreve o seu propósito, público-alvo e resultados desejados.
- Identifique objectivos e metas
Estabelecer objectivos claros e metas mensuráveis é essencial para impulsionar o projecto. Como sublinhou Peter Drucker, considerado pai da gestão moderna, “A menos que haja compromisso, há apenas promessas e esperanças, mas nenhum plano”.
- Estudo de mercado
Para criar um projecto web competitivo é crucial efectuar um estudo de mercado. Compreender o público-alvo e as suas preferências pode ajudar na tomada de decisões informadas. Como constatou Steve Jobs “Chegue-se mais perto do que nunca aos seus cliente. Tão perto que lhes consiga dizer o que precisam antes de eles próprios o perceberem”.
O papel da estrutura em projectos web
- Organização de conteúdo e navegação
Um projecto web bem estruturado garante uma navegação intuitiva e experiência de utilização perfeita. Como notou Louis Sullivan, arquitecto norte-americano que colaborou com Frank Loyd Wright, “A forma segue sempre a função”.
- Criar uma arquitectura escalável
Projectar uma arquitectura escalável permite que o projecto se adapte e cresça juntamente com as necessidades em evolução e avanços tecnológicos.
- Definição de funções e responsabilidades
Ainda que de um ponto de vista menos tecnológico, a atribuição de funções e responsabilidades claras dentro da equipa de projecto promove a responsabilidade e colaboração efectiva. Assim até mesmo uma pequena equipa consegue comprometer-se a conquistar grandes desafios.
Adaptabilidade a mudanças súbitas
- Agilidade e flexibilidade
Num cenário digital em constante mudança a capacidade de se adaptar a mudanças repentinas é fundamental. É importante garantir que conseguimos responder de forma rápida e eficaz a mudanças e que a estrutura montada permite que assim seja.
- Avaliação contínua e iteração
Avaliar regularmente o desemprenho do projecto e iterar com base no feedback ajuda a ajustar a estratégia e a estrutura. Como frisou Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, “Se não está envergonhado com a primeira versão do seu produto, então foi lançado tarde demais”.
Apesar de ultimamente terem surgido uma série de ferramentas que o podem ajudar no seu negócio, o verdadeiro sucesso está no pensamento estratégico e numa estrutura robusta mas adaptável que sustentam o projecto. Ao construir uma estratégia e estrutura bem definidas, os projectos web podem não só navegar facilmente por mudanças súbitas, como também atingir os objectivos pretendidos. Como escreveu Antoine de Saint-Exupéry, autor de o principezinho , "Um objectivo sem um plano é apenas um desejo".
Quer esteja na fase inicial de planeamento ou a adaptar-se a circunstâncias imprevistas, dê sempre prioridade à estratégia e à estrutura para um projecto bem sucedido.