Primeiro que tudo, é essencial definir os objetivos da sua presença online, do seu website, loja online e redes sociais, para o seu negócio.
Conseguir responder a perguntas como: Que tipo de visitantes pretende atrair para o seu site? Como pretende que os utilizadores o encontrem? Qual a informação que gostaria que o visitante não perdesse ao visitá-lo? Como gostaria de converter os seus visitantes? … é essencial para desenvolver a estratégia de comunicação digital e, depois, medir a eficácia das opções escolhidas ao longo do caminho.
Este caminho tem que começar pela definição do seu target, de personas, que definam o cliente tipo e o comportamento que, por um lado, supõe que este irá ter na navegação pelo site e por outro, se pretende que o visitante tenha no mesmo.
Aquilo que se pretende com uma presença online bem articulada com a estratégia global da empresa, é gerar negócio e permitir o crescimento da empresa, de forma direta ou indireta.
O Google Analytics é uma plataforma fortíssima de análise estatística aos sites, tracking de engagement dos mesmos com as suas redes sociais, envio de email marketing ... um mundo poderoso que deve usar para analisar e evoluir. De uma forma resumida, no Google Analytics poderá analisar estatísticas organizadas nas seguintes categorias:
- Tempo Real: o que se está a passar naquele momento, no seu site? quantas pessoas estão online? em que plataformas?
Este tipo de análise destina-se a sites com maior tráfego, campanhas pagas ativas no google, ou num dia em especial que exista uma campanha ou anúncio divulgado de forma massiva, que pretende acompanhar “em direto”.
- Audiência: quantas visitas teve o site num determinado período? onde estão, geograficamente, esses visitantes? quanto tempo permanecem, em média? qual o número de páginas visitadas? que percentagem acede ao site via mobile?
É o primeiro separador do google analytics a analisar, para ter uma visão global das estatísticas gerais ao site, que nos ajudam a entender o bom funcionamento do site e o sucesso das “entradas”.
- Aquisição: como é que as pessoas chegam ao seu site? de onde vem o principal tráfego do seu site? através de um post no Facebook ou no Linkedin? quantas entram no site através de uma pesquisa orgânica? quantos visitantes acedem ao seu site porque encontram um link por referência num outro site?
Ajuda muitíssimo a entender a relação entre os múltiplos canais digitais e a importância de cruzar os mesmos.
- Comportamento: uma vez encontrando o seu site, qual o comportamento dos visitantes? quais as páginas mais visitadas? em que países? por que páginas entram no seu site? e por que páginas saiem? que eventos/ botões são mais clicados (telefone, formulário, download)?
Esta informação é muito importante para entender se a mensagem que tenta passar está clara, quais as páginas que os visitantes mais acedem e por isso é nelas que deve apostar em termos de conteúdo relevante e, se está a conseguir encaminhar os visitantes para as ações pretendidas.
O segredo de uma boa análise é, acima de tudo, saber o que pretende analisar. E isso fica claro quando tem uma estratégia digital consistente com o seu negócio, permitindo avaliar se o seu objetivo está a ser atingido.
Só conhecendo o impacto que o seu site está a ter junto dos visitantes é possível repensar, alterar e melhorar o posicionamento a cada momento... os seus visitantes são dinâmicos, o seu comportamento vai-se alterando e o seu site tem de “ter vida” e ser também ele dinâmico para os servir melhor!
Analisar é a palavra de ordem. Este processo é um ciclo infinito que garante o sucesso da presença online da sua empresa e, por isso, a chave do sucesso do crescimento do seu negócio.