Acreditamos que o mais importante em qualquer empresa são as pessoas que lhe dão vida. Por isso desafiámos a 5P´s – empresa de team building – a desafiar-nos a nós! Trouxeram jogos e dinâmicas que deixaram vir ao de cima as diferenças de cada um de nós e a complementariedade que nos torna uma equipa mais forte, mais coesa e mais capaz.
Uma empresa faz-se de talentos, de pessoas diferentes com histórias, perfis e competências distintas. É nesta variedade que está o equilíbrio, e o crescimento conjunto da equipa depende do crescimento de cada indivíduo.
Na Softway, como empresa de webdesign e webdevelopment movida pela inovação tecnológica, organizamo-nos em 3 equipas para juntos desenvolvermos estratégias digitais: webdevelopment: os nossos techys, organizados, metódicos e focados; webdesign: os nossos criativos que “se perdem” no mundo da arte e “se encontram” na soluçao final conjunta; client account: a nossa equipa comercial e de apoio ao cliente, positiva e crente por definição, que faz a ponte e uniformiza a linguagem.
Depois de um dia muito bem passado, partilho 3 tópicos que acredito definirem o sucesso de qualquer equipa:
- Mesmo pertencendo a uma equipa, cada pessoa é única e tem a capacidade de “se representar em peças de lego com uma construção só dela” mas a equipa é mais forte quando há algumas peças comuns e esses são os pilares da empresa: entreajuda, compromisso, responsabilidade.
- A forma como cada uma das equipas entende um desafio é completamente diferente, perfis diferentes geram entendimentos diferentes. Nem nós imaginávamos como “fazer um cubo específico” podia ter tantos significados... uma coisa é certa, se entrusarmos estas equipas e trabalharmos numa lógica multidisciplinar o sucesso é garantido!
- Quando investimos juntos no planeamento, superamos qualquer desafio de forma mais rápida e eficaz. Conseguimos “erguer a teia que nos une” e conquistar o propósito final.
Michael Jordan disse um dia: “O talento vence jogos mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos.” Se cada um assumir o seu papel com confiança, vai sentir a força necessária para se expressar mais perante a equipa e assumir riscos que nos levam para outro patamar… e assim continuarmos a crescer como equipa e como empresa.
Foi bom sentir que temos peças comuns. Que nos divertimos a expor as nossas diferenças mas escolhemos o trabalho multidisciplinar. Que valorizamos o planeamento porque eleva o resultado final que entregamos a cada cliente e é mais eficaz.
Termino relembrando um artigo escrito neste blog há uns tempos, mas que podia ter sido escrito hoje: "Como CEO da Softway acredito que gerir pessoas não é mais do que estar ao serviço delas com garra e gosto. Perceber qual o meu papel para terem sucesso no seu próprio papel."