O Trabalhador e o Riso
Amanhã é dia de celebrar o dia do trabalhador e aproveitamos também para celebrar o dia do riso porque na realidade não conseguimos desassociar os dois.
Amanhã é dia de celebrar o dia do trabalhador e aproveitamos também para celebrar o dia do riso porque na realidade não conseguimos desassociar os dois.
O Dia do Trabalhador, para dar um enquadramento histórico, remonta ao 1º de maio de 1886 quando foi iniciada em Chicago uma greve de trabalhadores com o objectivos de melhorar as condições de trabalho e reduzir a jornada diária de trabalho que chegava a ser mais de 15 horas. Hoje em dia continuamos a celebrar a data como homenagem ás lutas operárias que nos permitiram obter uma série de direitos laborais que estão agora previstos na lei.
Se no período que sucedeu à primeira revolução industrial, com o inicio da produção em grande escala, foi preciso lutar pelos direitos dos trabalhadores, agora passados quase 140 anos e com o despertar da quarta revolução industrial os desafios são outros.
O conceito de quarta revolução industrial foi introduzido em 2016 por Klaus Schwab, fundador do Fórum Económico Mundial, que sugeriu que "Estamos à beira de uma revolução tecnológica que modificará a forma que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em uma escala de alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o gênero humano já experimentou antes”.
De facto as alterações que temos sentido nos últimos anos fazem-nos sentir que algo está a mudar. A velocidade dos dias, o potencial alcance e impacto das nossas ações e interações, o advento de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e a interligação do mundo físico e o digital conhecida como Internet das Coisas fazem-nos sentir que estamos no meio da história a acontecer.
Qualquer revolução implica vantagens e desvantagens, desafios e oportunidades, certezas e incertezas. Falta-nos perceber quais serão as nossas lutas quando o pó da quarta revolução industrial começar a assentar.
Num ponto de vista mais interno, posso dizer que vivemos estes novos desafios com muito equilíbrio e com a consciência que fazemos parte da mudança. Utilizamos todas as ferramentas que as novas tecnologias nos providenciam mas sem nunca deixar de colocar o nosso toque humano no dia-a-dia. E se há um comportamento humano importante e indissociável da nossa equipa é o riso! Nunca se esqueçam que rir só pode tornar as coisas melhores. Entre alguns dos benefícios do riso que podemos comprovar estão a redução do stress, estimulo da criatividade, relaxamento físico e mental, e a criação de laços entre as pessoas.
Não sabemos quais serão o desafios do futuro, mas sabemos que estamos prontos para os enfrentar com um grande sorriso na cara :)