Operator – O agente IA
E se lhe dissesse que marcar uma viagem, fazer as suas compras diárias ou ter o seu calendário organizado por um agente virtual, poderá ser uma nova realidade?
E se lhe dissesse que marcar uma viagem, fazer as suas compras diárias ou ter o seu calendário organizado por um agente virtual, poderá ser uma nova realidade?
Apresentamos neste artigo uma tecnologia recente que poderá representar uma revolução na forma como exploramos e agimos na web em ações diárias.
Apresento-lhe o ‘Operator’, construído pela OpenAI, é um agente que pode aceder à Web para desenvolver tarefas por si.
Utilizando o seu próprio browser, este agente pode ver uma página Web e interagir com ela escrevendo, clicando e movimentando-se. Atualmente, é uma pré-visualização de investigação, o que significa que terá algumas limitações e irá evoluir com base no feedback dos utilizadores. Em resumo é capaz de fazer o seu trabalho por si de forma independente – neste caso o utilizador delega-lhe uma tarefa, o ‘Operator’ executa-a.
Casos de uso
O ‘Operator’ pode ser utilizado para executar vários tipos de tarefas repetitivas do browser, ajudando as pessoas a poupar tempo nestas ações diárias e abrindo novas oportunidades para si e para a sua empresa.
Alguns casos de uso que identificamos são:
O futuro
A capacidade de utilizar as mesmas interfaces e ferramentas com que nós, os humanos, interagimos diariamente, alarga a utilidade da Inteligência Artificial, ajudando as pessoas a poupar tempo nas suas tarefas diárias, a reduzir os erros e a otimizar processos.
Apresentados como a próxima grande novidade da IA depois do ChatGPT: uma nova tecnologia que irá mudar a forma como as pessoas utilizam a Internet e os seus PCs. Em vez de se limitarem a fornecer e processar informações, os agentes podem - em teoria - tomar medidas e concluir ações em concreto.