Não pode deixar que essa pressão prejudique a qualidade de todos os materiais que pretende disponibilizar no seu site e aos quais o seu público terá acesso.
Há alguns erros bastante comuns durante o processo de criação de conteúdo, seja porque não se conhece bem o target, ou por falta de organização de ideias, dificuldade em decidir o que pretende comunicar ou o que é relevante.
Para ajudar assinalamos os 4 erros mais comuns na produção de conteúdo para um site:
- Não ter em conta o que o target precisa:
O conteúdo é para os seus clientes, não para si. Se o conteúdo não acrescentar nada ao seu target, este também não vai ter interesse em ler o mesmo nem tão pouco partilhá-lo. Para que isto não aconteça, é importante conhecer bem os seus clientes e o que estes precisam – idealmente criar as suas personas de marketing, que irão representar o tipo de perfil dos consumidores da sua marca. Faça pesquisas sobre o seu público, converse com os seus clientes, entenda as suas maiores dúvidas e preocupações e, se possível, recolha estes dados através de questionários, por exemplo.
- Focar-se apenas num tipo de conteúdo:
O conteúdo do seu site não são apenas os textos ou artigos que produz. Existem outras formas de conteúdo que promovem maior engagement e que complementam a produção de textos. Vídeos, imagens, áudios, jogos, etc. Trabalhar conteúdo variado e conteúdo interativo é bastante relevante e irá cativar o seu target e aumentar a conversão digital do mesmo.
- Ignorar a importância do algorítmo do Google:
O SEO – Search Engine Otimization - é muito importante e quanto mais conhecimento tiver sobre o assunto, melhor para o seu negócio e para os seus conteúdos. Ter um conteúdo que segue as boas práticas de SEO, irá garantir que o seu site esteja bem posicionado nos motores de pesquisa. Isso significa que irá aparecer nas primeiras páginas do Google e terá mais visitantes orgânicos (não pagos) no seu site. Ou não será esta uma “Pergunta para queijinho*: como aparecer na primeira página do google?”
- Esquecer a importância da formatação correta do conteúdo:
A forma como formata os seus textos também irá ditar se o utilizador pretende continuar a consumir o seu conteúdo ou não. Passos simples como separar o texto por tópicos, utilizar imagens e criar destaques com bolds ou itálicos irão captar a atenção de quem está a ler e deixar fluir a leitura. Esta formatação também tem impacto na otimização do seu site em termos de SEO.
Trabalhar no conteúdo do seu site é uma aprendizagem constante, os tópicos acima irão ajudá-lo a obter melhores resultados, mais interação e mais leads. Um bom processo de produção de conteúdos irá potenciar que chegue ao público certo e atinja bons resultados. Não se esqueça que “content is King”.