Aqui fica uma checklist organizada em 5 grandes tópicos com as perguntas que tem de responder no briefing a preparar:
Sobre a sua empresa ou marca
- Descreva a sua empresa/ marca em 2 linhas?
- Quais as 3 palavras que melhor a definem?
- Quem são os seus maiores concorrentes (nacionais ou internacionais)?
- Quais os seus pontos fortes? onde se destaca da sua concorrência? O que faz melhor que eles?
- Quais os seus pontos fracos? Todas as empresas os têm. É importante percebê-los para os minimizar ou disfarçar.
- Qual ou quais os mercados para os quais tem mais negócio atualmente?
Sobre a sua presença atual digital
- Qual o www do seu site atual?
- Identifique 2 coisas que goste no seu site atual?
- Identifique 2 coisas que não goste no seu site atual?
- Qual o maior problema do seu site atual? O que é que o site não está a resolver?
- Tem presença nas redes sociais? Se sim, quais? Se não, quais considera relevantes?
Sobre o novo site
- Qual o maior objetivo de conversão que tem com o novo site? (ex.: compra, registo, contacto, submissão de registo, preenchimento de formulário). Se precisar de ajuda em entender melhor este tópico leia este artigo "Qual é o verdadeiro objetivo do seu site?"
- Quem é o target principal para quem quer comunicar no novo site?
- Qual a estrutura de informação - organigrama de páginas e subpáginas - que pensou para o seu site?
- Em quantos idiomas pretende o novo site?
- Tem capacidade de ter uma secção de portfólio, blog, notícias, faq´s, testemunhos ou artigos atualizáveis com frequência? Tenha em mente que é importante ter conteúdos atualizáveis regularmente e perceba quais se adequam ao seu negócio e aqueles que a sua equipa tem mais facilidade em manter atualizados.
Ajude a conhecer melhor o seu “gosto”, aquilo com que se identifica
- Tem sites de referência (nacionais ou internacionais) de que gosta graficamente? podem estar relacionados ou não com o seu negócio
- Tem sites que não gosta? Porque são confusos ou só porque não lhe agradam graficamente?
- Quais as cores da sua marca? Se tivesse de escolher 3 cores para o seu site quais seriam?
Alguns materiais gráficos importantes
- Envie o logotipo em todos os formatos e aplicações
- Tem manual de normas da marca? Se sim envie também
- Tem alguma apresentação (brochura, power point ...) recente que possa enviar?
- Tem fotografias do seu espaço/ empresa/ fábrica, de produtos, portfólio e equipa? se sim envie
- Precisa de uma nova sessão fotográfica? O que gostava de fotografar?
- Tem preferência por fotografias de conceito (compráveis em bancos de imagem)?
Acredite que não precisa de investir muito tempo nas respostas às perguntas acima! É importante que as respostas sejam muito francas, quase de impulso, curtas e objetivas.
Depois basta deixar com os especialistas web o que lhes cabe a eles: transformar as suas palavras num website graficamente apelativo, impactante e harmonioso; com os call to actions certos para converter às ações que pretende; rápido e 100% otimizado para mobile responsive; compatível com todos os browsers e otimizado segundo as regras de pesquisa orgânica – SEO – Search Engine Otimization - para melhor posicionamento nos motores de busca como o Google.