Ambas as possibilidades têm vantagens e desvantagens, o mais importante para uma escolha acertada, é saber exatamente o que pretende transmitir via site, que conteúdos precisa de ter, como pretende impactar os visitantes e qual o objetivo que pretende alcançar com o seu site.
Neste sentido, e para o ajudar nesta decisão, deixamos abaixo o que acreditamos serem os principais prós e contras de escolher ter uma landing page mais simples, do tipo “One Page Site”:
Vantagens do One Page Site:
- simples é melhor – numa presença online o objetivo último é convidar o utilizador a conhecer a sua marca ou empresa, os seus produtos ou serviços, …. Com uma página única, a visita é completamente orientada ao que de mais importante tem a dizer, o que torna a mensagem que pretende passar mais clara e com menos possibilidade de dispersão do visitante.
- melhor experiência mobile – porque é mais simples e tem menos detalhes, um one page site forte e bem conseguido pode tornar-se mais eficaz em mobile. E num momento em que o conceito “mobile first” impera, é um ponto importante.
- maior conversão numa ação específica – por exemplo, se o que pretende é apresentar um produto ou serviço específico e angariar emails de contacto, então o one page site, com uma campanha direcionada para chegar aos visitantes, pode ser o mais indicado.
- menor investimento– exatamente por ser um site com uma única página, o tempo e esforço de o criar e desenvolvimento é menor, pelo que o valor de investimento é também consideravelmente menor.
Desvantagens do One Page Site:
- ter apenas um link a apontar para o seu negócio – um one page site, como o próprio nome indica, significa que tem apenas uma página, ou seja, apenas um link indexado no google. Isto é um problema em termos de otimizar o posicionamento orgânico e se o SEO é uma preocupação o one page site não vai ajudar. Leia mais aqui >
- ser simplista demais – não conseguindo assim dar ao visitante toda a informação importante, de forma organizada e clara. Um one page site pode não ser o suficiente para o que quer partilhar.
- ter menos palavras-chave relevantes ao longo dos textos – que muito o ajudariam no posicionamento SEO orgânico (não pago). Pode sempre recorrer a campanhas pagas, mas até nessas teria de investir mais um pouco no google adwords, por exemplo, para poder ter resultados equivalentes aos que conseguiria obter de forma orgânica (não paga) com um site com múltiplas páginas.
- só um cartão de visita – com menos capacidade de escala e hierarquia de informação. Para se manter simples, terá de prescindir de alguma informação que poderia ser importante.
Se o seu principal objetivo é comunicar com o visitante de forma muito direcionada e clara, privilegiando o impacto gráfico e se o seu orçamento é reduzido: O One Page Site pode ser uma ótima solução, que o ajudará a ter uma presença simples, orientada a um objetivo específico. Em termos globais de posicionamento de uma marca mais madura o website com múltiplas páginas será uma aposta mais certa!