Resumimos neste artigo tudo o que precisa de saber para começar a estratégia digital para a sua empresa e partilhar com o mundo a sua marca.
A sua marca, a sua identidade no digital
Com o logotipo, claim que o distinga, manual de normas e outros materiais, parte da sua identidade está criada. O seu website tem de refletir esta identidade visual para que tudo faça sentido para os visitantes. Para esta identidade visual tem de ter em conta: as fontes utilizadas, cores ao longo das barras e botões, imagens fortes e impactantes de conceito ou mesmo do seu escritório, vídeos que ajudem a criar engagement com a marca, …, e todo um conjunto de pormenores ao longo das páginas que o diferenciem dos seus concorrentes. Tudo isto de forma coerente e harmoniosa vai proporcionar que a user interface e a user experience sejam de sucesso.
Crie conteúdo original
Quando falamos de sites institucionais o conteúdo é um fator crítico. Cada frase em destaque, cada texto de quem somos, a forma como apresenta a sua equipa, a explicação que dá de cada serviço que presta ou expertise que domina, os valores que definem o seu posicionamento … todas as palavras são importantes.
A forma como apresenta “as palavras” ou as complementa com iconografia, esquemas gráficos ou mesmo imagem ou vídeo dizem muito sobre a sua empresa e fornecem detalhes valiosos aos visitantes do seu site.
A importância da página “Quem Somos”
Use esta página para construir relacionamentos com seus visitantes. Muitos visitantes preferem estabelecer contacto com empresas com as quais se sentem pessoalmente conectados. Num mundo onde tudo é virtual torna-se cada vez mais importante mostrar aos seus visitantes pessoas reais, equipa, espaço de trabalho, para solidificar a confiança e lealdade à sua marca. Uma boa sessão fotográfica profissional ao seu escritório e à sua equipa é essencial para garantir a qualidade e impacto visual.
A importância de ter conteúdos atualizados e dinâmicos
O seu website corporativo deve ter conteúdos dinâmicos, atualizados com frequência e de forma recorrente. Aposte em artigos do tipo notícias, imprensa, blog, páginas onde partilha conhecimento atual e atualizado. Como apoio ao visitante pode ainda ter páginas de perguntas frequentes ou help-desk. Os artigos atualizados vão ajudar a que o seu website não pareça “parado no tempo” e é importante destacar os updates mais recentes na homepage do seu site, informando os clientes das novidades.
Informações de contacto
Pode parecer um pequeno detalhe, mas adicionar informações de contato ao seu site pode fazer toda a diferença entre um visitante do site e um futuro cliente. As informações de contacto devem incluir o nome da sua empresa, morada, email de contacto e telefone. Para melhorar a comunicação deve também incluir um formulário de contacto para que todos se sintam à vontade em “contactar” fora do horário de expediente. Se criar uma campanha lembre-se de criar formulários específicos para ajudar a comunicar diretamente com quem está interessado.
Mobile First
Este tópico é recorrente, mas nunca é demais dizer. Qualquer site tem de ser, obrigatoriamente 100% mobile responsive, adaptado a todos os dispositivos móveis, todos os browsers e formatos de ecrã. Nos dias de hoje os acessos mobile já representam 50% a 70% das entradas nos sites institucionais.
São estas as dicas para ter um site institucional apelativo e otimizado. Se gostou deste artigo veja também “como criar conteúdo digital relevante” e saiba mais aqui da “importância de manter o seu site atualizado”.