Não deixe que outros definam por si o real objetivo do seu site. Invista tempo a pensar qual a coisa mais importante que “não pode escapar” a quem o visita online, e esse será provavelmente o principal objetivo do seu site.
Todos os sites têm um objetivo comum, que está na base de qualquer presença online eficaz: aparecer nos resultados de pesquisa dos motores de busca, ou seja, "aparecer nas primeiras páginas nas pesquisas do google".
Assumindo que o objetivo base está garantido com um site tecnicamente bem executado e regularmente atualizado com conteúdos relevantes, vamos então focar-nos na pergunta “Qual o seu objetivo?” e analisar alguns exemplos em como deve dar resposta a esse objetivo específico.
Destaco que um objetivo deve ser SMART: eSpecífico (specific), Mensurável, Atingível, Realístico e Temporizável.
Se o objetivo do seu site é …
Captar Leads – captar leads significa angariar registos (e-mails) dos seus visitantes e considerá-los seus potencias clientes. Para conseguir que os seus visitantes estejam dispostos a dar-lhe o seu email tem de assegurar pelo menos 2 coisas:
- que tem um bom formulário de captação de registos destacado em várias páginas do site, com call to actions intuitivos e sem demasiada complexidade
- que oferece algo em troca que interessa ao seu visitante, seja conteúdo relevante que o visitante quer vir a receber por e-mail, seja um desconto na próxima compra.
Vender Produtos – O objetivo dos sites de comércio online é vender produtos aos visitantes. Foque-se:
- na forma como apresenta os seus produtos - os visitantes que compram online querem ter todas as suas eventuais dúvidas sobre os produtos esclarecidas, por isso trabalhe em boas descrições e imagens dos produtos
- na rapidez do site e no fluxo de compra com um checkout simples e rápido.
Promover Serviços – o objetivo dos sites ditos "institucionais”, que divulgam serviços prestados e know-how da equipa, é transformar os seus visitantes em clientes. Aqui, como não há compra online, o objetivo pode ser: que telefonem, enviem um e-mail ou preencham um formulário de contacto. Para que isso aconteça garanta que os call to actions para estas ações estão reforçados em vários momentos onde façam sentido e funcionam sem falhas no computador e nas versões mobile.
Obter Reservas – se gere um hotel ou um restaurante o seu site tem de ser inspirador, com imagens fortes que convidem à visita, mas na verdade o objetivo final do seu site é levar os visitantes a reservar. Para conseguir converter à reserva tem de assegurar que:
- tem as ofertas (programas de férias ou menus take away) bem destacadas para que não escapem aos visitantes com possibilidade imediata de reserva
- tem um bom sistema de reservas integrado com um fluxo de compra simples e bem definido.
Dar Suporte / Assistência a Clientes – se o objetivo do seu site é dar suporte a atuais clientes para reduzir as dúvidas de um call center, por exemplo, certifique-se que o seu site tem uma boa secção de suporte, devidamente destacada com um botão que não escape ao olho do visitante mais distraído e trabalhe soluções como:
- páginas de FAQs – frequently asked questions, com as perguntas mais frequentes e as respetivas respostas, de preferência organizadas por temas e com pesquisa avançada integrada
- chat online – com soluções de apoio online recorrendo ao WhatsApp, live chats ou Facebook Messenger
- formulários de Suporte bem trabalhados que orientem as dúvidas dos clientes para otimizar o seu tempo de resposta às mesmas.
Criar autoridade em determinado assunto – aqui prevalece a máxima “content is King”. Artigos, publicações, notícias, eventos, vídeos, podcasts (…) sobre determinado assunto publicados com regularidade no seu site vão potenciar a indexação do mesmo nesse assunto e promover um melhor posicionamento orgânico nas pesquisas do Google. Provas sociais e testemunhos de quem admira o seu produto ou serviço também vão promover confiança e levar à concretização desse objetivo.
Saiba encaminhar para o seu objetivo com fluidez e transparência. Dê aos seus visitantes o que precisam para atingir esse objetivo. Não lhes pergunte o que não precisa e facilite a vida dos seus visitantes para que, sem esforço, cumpram o objetivo que definiu.
Avalie se os objetivos estão a ser atingidos com ferramentas analíticas como o google analytics e aja de acordo com a análise. Lembre-se que nos sites o maior risco não é estragar, é não atualizar!